GAEREA + REDEMPTUS + BEASTANGER: ao vivo no Metalpoint [review+galeria]

GAEREA + REDEMPTUS + BEASTANGER
18.06.22 – Metalpoint, Porto

Noite quente de Verão, noite de lançamento de «Unsettling Whispers», primeiro longa-duração dos Gaerea, quinteto que tem vindo a marcar o underground do black metal por cá. O cartaz foi aberto pelos portuenses Beastanger, nem sempre activos e que, com esta actuação, marcaram um regresso aos palcos. Sete temas que oscilaram entre o rápido e o mais doomico, com particular destaque para «Aeternum», talvez a faixa a soar melhor nessa noite, que encerrou com «Pax In Excelsis» e um Apocrypthus a sair do palco ensanguentado. Levantaram alguma curiosidade acerca de «In The Eye Of The Crow», o anunciado álbum de estreia.

Com uma sala cada vez mais cheia, os Redemptus recomeçaram as suas datas nacionais, agora com o guitarrista Pedro Simões, naquele que era o seu concerto com o grupo em território luso, após dezassete concertos na digressão europeia. O sludge do trio continua a ser hipnótico e o calor atingido na sala levava a um breathe in / breathe out, que a música até estimulava, como em «Unraveling The Garden Of All Forking Paths», que antecedeu a sempre excelente «Across This Ocean Of Grief». O concerto fechou em grande com «Cobblestone».

Mas a noite era dos Gaerea, e a sala quase esgotada fazia perceber isso. Naturalmente que a apresentação oficial do disco levou a que este fosse executado por completo, e por ordem de aparição das faixas, sobrando ainda tempo para encerrar a excelente actuação com «Void Of Numbness», do EP de estreia. Com dois backdrops laterais, retratando a capa do disco, foi sobre a invocação vocal de «Svn» que cada instrumentista se foi virando para a plateia e o seu som entrando no tema, num processo ritualístico que atingiu o pleno com a evolução do tema. A catarse estava lançada, num abismo em que o grupo soube reproduzir o seu som, apesar da exiguidade do espaço para um colectivo de cinco elementos. Nota muito positiva para o vocalista, sempre expressivo. Uma noite em grande, apesar do calor sentido na sala do Stop. [E.F.]

 

SETLISTS

Bestanger:
Bleeding Demigog
Reverence Of The Dark
Ad Mortem
In The Eye Of The Crow
Aeternum
Message Of Chaos
Pax In Excelsis

Redemptus:
A Grim Reminder
In A Deep Hole
Opposable Guilt
Unraveling The Garden Of All Forking Paths
Across This Ocean Of Grief
Pile Of Papers
Walls Of Emptiness
Peered Into Everyone’s Fate
Cobblestone

Gaerea:
Svn
Absent
Whispers
Lifeless Immortality
Extension To Nothingness
Cycle Of Decay
Catharsis
Void Of Numbness