MISSA ORTODOXA: Nitefall – «Red Moon Rising» (2009)

NITEFALL
«Red Moon Rising»
[Stormspell Records, 2009]

Há muitas bandas dos anos 80 (e ainda princípio dos anos 90, como é o caso presente) que nunca passaram da fase das demos. E muitas destas apesar de terem até bastante qualidade. Alguma destas bandas acabam por vir a ter o seu material, total ou parcialmente, reunido em compilações, geralmente décadas depois de terem caído no esquecimento quase completo, como sucede com este álbum que aqui vos trago. Destas bandas que chegam a estas compilações, algumas têm uma qualidade invulgar. Mas muito poucas aliam um nível tão elevado a uma tão generalizada indiferença como esta, mesmo depois da saída desta compilação. Os Nitefall continuam a ser uma banda praticamente desconhecida, mesmo nos meios especializados. E, no entanto, não há muitos álbuns de heavy/power metal saídos dos Estados Unidos que me impressionem tanto como este, que nem álbum é!

Os Severe Warning a avisar-vos severamente!

Os Nitefall surgiram das cinzas dos Severe Warning, uma banda formada por Bryan Renken em 1982 na emergente e vibrante cena de Cleveland, que foi lançando diversas demos e algum outro material (incluindo participações em diversas compilações da época) até se desfazer em 1990. Bryan abandonou a banda e os três restantes membros (Ace the Raven na guitarra e voz, Dave Fox na bateria e o recém-chegado baixista Rocky Dicarlo) mudaram o nome do colectivo para Nitefall (inspirados pelo álbum de Candlemass, embora as semelhanças sonoras não sejam muitas) e reformularam uma série de músicas e compuseram mais umas quantas, incluindo bastante material de uma banda composta por membros de Severe Warning e Mutant Soldier, chamada Metal Storm. Infelizmente os Nitefall não durariam muito tempo, cessando funções em 1994… provavelmente não se terão entendido muito bem, uma vez que chegaram a reunir-se em 1995 para ir para estúdio gravar quatro temas das composições mais recentes, mas separaram-se outra vez antes de terminar as gravações. A sua breve existência, porém, foi produtiva em qualidade, pois lançaram algumas demos plenas de inspiração.

Um verdadeiro power trio.

Em boa hora a Stormspell Records pegou nas demos de Nitefall, já vai para onze anos – como o tempo passa! – e juntou tudo neste extraordinário CD com quase uma hora de grande música, incluindo duas covers de Severe Warning («The Quest» e «Wings Of Fate») e uma de Poyzon («Time Warp») – banda esta cujos membros foram absorvidos por Severe Warning em 1985. Considero este pedaço de história metálica essencial na minha colecção, ficando pessoalmente esmagado sempre que ouço temas como «Don’t Break The Seal», «Desert Of Ice», ou «Red Moon Rising», que demonstram toda a mestria técnica deste fantástico trio, com a voz de Ace a desafiar os cânones e a trilhar os seus próprios aventurosos caminhos, fazendo por vezes lembrar o Tim Baker dos Cirith Ungol. Continuo sem perceber a falta de atenção que esta obra desperta. Fica por isso o repto de que a ouçam.

A noite nunca deveria cair sobre bandas destas.