Músicos nacionais em isolamento continuam a criar

Com a quarentena imposta pela COVID 19, muitos têm sido os nomes nacionais a criar temas e alternativas. No campo do metal, os GLASYA foram mesmo os primeiros, com o seu «We Are The Ones» estreado na LOUD!. Já os ZURRAPA apareceram com «Fica em Casa ou Levas Nos Cornos», faixa “gravada em casa e em quarentena”, em que o grupo descomplexou tudo, afirmando ter sido “gravada e editada com material 100% Xunga, mas com muito gosto”. O tema foi lançado a 3 de Abril, data em que estava previsto o lançamento ao vivo de «(Des)Governo No País Das Maravilhas!», novo trabalho do trio de punk rock.

Um grupo visitado na rubrica COM VIDA 20, os Vëlla, também resolveram pegar num tema, «The Promise», do seu álbum de estreia «Coma», e fez um vídeo-clip, gravado na casa de cada um com o uso de câmaras caseiras e smartphones. Como convidado consta Miguel Inglês, dos EQUALEFT, que já participava na versão de estúdio. O músico portuense, curiosamente, integra também um lote de nomes que aproveitou o momento para lançar novas malhas na internet. O vocalista, juntamente com Max Tomé, dos COLOSSO, tem um novo projecto, OCTOPOD e, para já, deram a conhecer dois temas, «The Trip Down» e «Halfevil», carregados de groove e uma batida próxima do industrial, num projecto que levanta muita curiosidade. «Halfevil», o primeiro tema, teve mesmo direito a vídeo-clip, revelando uma sonoridade inesperada face ao background de ambos os músicos. Ainda no âmbito das parcerias, os bracarenses VAI-TE FODER juntaram-se também aos DOKUGA para um split, intitulado «Trapos», que agora se pode escutar no YouTube. São treze minutos de música, que incluem uma singela homenagem ao malogrado Punkito, figura conhecida do meio punk portuense.

O mais recente gesto no sentido de ultrapassar esta fase vem do programa CAMINHOS METÁLICOS em colaboração com os Blind & Lost Studios e a G Media. O responsável pelo programa, Carlos Guimarães, usou uma “relação que foi sendo estabelecida ao longo dos 29 anos do Caminhos Metálicos” e reuniu um conjunto assinalável de músicos nacionais para a gravação de um tema. Tudo aconteceu no espaço de apenas uma semana, ficando registada uma versão de «My Sharona», da banda THE KNACK, com título adaptado e letra em português. O tema tem estreia anunciada para o dia 10 de Abril e conta com os seguintes convidados:

Ana Lara (ex-Oratory)
Artur Almeida (Attick Demons)
Carlos Guerra (Serrabulho)
Hugo Soares (Ibéria)
José Costa (Sacred Sin)
Leonel Silva (Hourswill/Mindfeeder)
Lex Thunder (Midnight Priest/Toxikull)
Miguel Inglês (Equaleft)
Muffy (KarbonSoul)
Pedro Leal Dias (Gwydion/Invoke)
Ricardo Pombo (Cruz de Ferro)
Rui Alves (Revolution Within)
Rui Duarte (Ramp)
Rute Fevereiro (Enchantya)
Sandra Oliveira (Blame Zeus)
Tiago Azevedo (Lyzzärd)
Miguel Adriano (Gwydion)
Miguel Gomes (Waterland)
Paulo Barros (Tarantula)
Paulo Camisa (Nethergod)
Guilhermino Martins (Serrabulho)
Zakk Ovid
Álvaro Fernandes (Pitch Black)
António Fonseca (Zurrapa)
Augusto Peixoto (Host)
Bruno Guilherme (Enchantya/Cruz de Ferro)
Fernando Campos (My Enchantment/Enchantya)
Ivan Saraiva (Serrabulho)
João Sérgio Reis (Ibéria)
José Bonito (Hourswill)
Luis Barros (Tarantula)
Luis Figueira (Gwydion)
Margarida Veiga (Lyzzärd)
Nuno Peixoto (Hourswill)
Paulo Ventura (Serrabulho)
Ricardo Dias (Heavenwood)
Tó Pica (Sacred Sin)
Victor Matos (Web)
Vitor Costa (Godark)