Mesmo com esta sombra enorme, ainda houve no entanto muitas outras bandas que mereceram o seu espaço na última LOUD! de 2019. A saber:
– Os Blood Incantation, que parece que vieram revolucionar o death metal com o seu novo álbum. Já apontado por muitos como um dos melhores do ano – e não percam a LOUD! de Janeiro para saber, como sempre, quais os discos que chegaram à nossa própria lista de melhores do ano -, «The Hidden History Of The Human Race» estava mesmo a pedir uma conversa profunda e transcendente com os seus criadores.
– Os Airbourne, que pararam de rockar só por um segundo para percorrerem connosco toda a sua discografia num artigo muito especial de retrospectiva.
– E falando de death metal, temos ainda os Strigoi, a banda nova do Greg Mackintosh dos Paradise Lost, que vem “substituir” na perfeição os extintos Vallenfyre.
– Os Avatarium que, mesmo sem Leif Edling na formação (ainda que envolvido nos afazeres da banda mesmo assim), continuam o seu caminho evolutivo, conforme nos contou a poderosa cantora Jennie-Ann Smith.
– Os irrequietos Leprous, que têm em «Pitfalls» mais um exemplo de como nunca hão-de fazer duas vezes o mesmo disco.
– E muitas outras… incluindo, como é óbvio, o numeroso contingente nacional. Para esta LOUD! #225, a lusofonia manifesta-se no crust contestatário dos Simbiose, no sinistro darkwave dos Wildnorthe, na negritude pós-tudo dos Wells Valley, e na coragem dos punks Artigo 21 que desbravaram o desafio do LOUD! DJ com uma classe desarmante. Para o restante dilúvio de entrevistas, rubricas, notícias, reportagens e reviews, é dar um pulinho às bancas já no próximo dia 2, que está tudo na LOUD!. Não percam!