STEVEN WILSON: Alinhamento provável [spoiler alert]

É já hoje, dia 15 de Janeiro, à noite, que STEVEN WILSON regressa a Lisboa. Depois de ter assinado duas actuações arrebatadoras em 2015 e 2018, o músico britânico –- um dos nomes maiores da música progressiva actual –- regressa à Altice Arena (Sala Tejo).

No Verão passado, STEVEN WILSON anunciou uma nova série de concertos que dão continuidade à digressão To The Bone em 2019. A tour já viu o multi-instrumentista britânico protagonizar diversos espectáculos esgotados em toda a Europa, América do Norte e América do Sul – incluindo três datas lotadas no Royal Albert Hall, em Londres.

STEVEN WILSON editou mais de cinquenta álbuns ao longo de uma carreira de três décadas –- e «To The Bone», o seu longa-duração mais recente, transformou-se no seu registo mais vendido de sempre. Lançado em Agosto de 2017, o disco alcançou o #3 na tabela de vendas no Reino Unido, o #2 na Alemanha e figurou em vários Top 10 em toda a Europa.

A ousadia valeu-lhe também rasgados elogios por parte da imprensa especializada, com o álbum a ser descrito como “uma inimitável toca de coelho de psicadelismo” (Planet Rock, 5*), “brilhantismo pop maravilhosamente executado” (Q, 4*) ou “um equilíbrio quase perfeito… vistoso e extravagante com melodias apaixonantes” (Mojo, 4*).

Aqui fica o alinhamento provável para o espectáculo de hoje:

01. Intro (“Truth” short film)
02. Nowhere Now
03. Pariah
04. Home Invasion
05. Regret #9
06. The Creator Has a Mastertape (Porcupine Tree)
07. Refuge
08. The Same Asylum As Before
09. Ancestral
10. Arriving Somewhere but Not Here (Porcupine Tree)
11. Permanating
12. Song of I
13. Lazarus (Porcupine Tree)
14. Detonation
15. Vermillioncore
16. Sleep Together (Porcupine Tree)

Encore:
17. Blackfield (Blackfield)
18. The Sound of Muzak (Porcupine Tree)
19. The Raven That Refused to Sing