TESOUROS, A UM CLICK… de Sei O Que Fizeste O Álbum Passado!

Sendo esta uma rubrica de “tesouros”, creio que nada mais apropriado do que desenterrar o passado pertinente de alguns ilustres músicos nacionais e internacionais. Eu sei o que eles fizeram o álbum passado!… Vocês podem também saber, e posteriormente juntar esta selecção musical aquela gaveta de “coisas inúteis que aprendemos e que não nos serve para nada”. Aqui, depois do click!

PLAYLIST
01# Xarhanga ~ Acid Nightmare
A jóia da casa. Júlio Pereira antes de se dedicar ao cavaquinho. Riffs obscuros e de peso nos difíceis anos 70 e uma lição de como criar algo único e intemporal.

02# Dust ~ From A Dry Camel
Um passado de groove e blues para o punk Marc Bell, Marky Ramone, para os amigos. O dinamismo na bateria aqui presente garantiu-lhe tardiamente entrada naquela que foi a banda mais popular do punk norte-americano.

03# James Gang ~ Walk Away
Mais conhecidos pela presença de Joe Walsh, um dos Eagles, na voz e guitarra. O mais cool dos Eagles. Responsável pelo inconfundível início de «Hotel California», e por aquele que é considerado um dos melhores solos de guitarra do rock’n’roll.

04# Cradle – Ted
A Suzi Quatro antes do fato preto de cabedal e da guitarra baixo. Cradle foi um registo mais “heavy” das irmãs Quatro, catapultando-a para uma carreira repleta de singles que temos hoje na prateleira.

05# Geordie ~ Black Cat Woman
Brian Johnson, o vocalista dos Geordie, anos mais tarde fica famoso após a nada fácil tarefa de substituir Bon Scott nos AC/DC. Este tema é o “dar a mão à palmatória” de que o lugar foi honrosamente merecido.

06# Montrose – Bad Motor Scooter
Sammy Hagar, a aquecer motores para dar o salto para a fama como a voz sensual de Van Halen.

07# Elf ~ Gambler Gambler
De reis e rainhas reza a história. A história dos agudos no heavy metal fez-se com Dio. A primeira coisa que se entende em Elf é a voz, ainda descontraída e “bluesy“, a chamar por nós fazendo-nos acreditar que este homem praticamente emergiu do útero pronto para o rock!

08# The Rockin Vickers – I Don’t Need Your Kind
49% motherfucker, 51% son of a bitch. Ian Willis a.k.a Lemmy Kilmister, antes das verrugas mais conhecidas do planeta e arredores, e na guitarra! O título misantropo deste tema assenta-lhe que nem uma luva, naquela que foi a primeira banda de que se tem registo de ter participado.

09# The Attack – Strange House
Este tema marca o inicio da carreira brilhantemente oculta de John Du Cann, guitarrista, vocalista e compositor na banda inglesa Atomic Rooster. Talento que nunca obteve o merecido reconhecimento. Entre The Attack, Andromeda, Hard Stuff (Bullet), o dificil será sempre seleccionar uma favorita.

10# Brats – OY 905
Grupo de punk rock dinamarquês do final de setentas que após gravar um álbum se tornam numa espécie de hibrido entre heavy e punk com a chegada de King Diamond. Porém, o rei não quis cantar punk, fazendo com que nascessem os Mercyful Fate!

11# Amantes e Mortais – Adelaide
Nos anos 80 a Adelaide Ferreira foi mais longe e mais depressa, de laca em punho com o grupo Adelaide. Juntamente com Luís Fernando, produtor e guitarrista, criaram o álbum de culto Fast’N Far/Amantes e Mortais, um verdadeiro tesouro para qualquer amante de hard rock que se preze.

12# Timeless ~ Far East Family Band
Kitaro, aquele senhor japonês que encontramos naquela secção de discos chamada new age. Diz-se sem qualquer espaço para dúvidas que foi um mestre dos sintetizadores. A prova está aqui, confere. Viagem ao cosmos garantida!