Tesouros, a um click… do Regresso ao Futuro, TOP1978.

Recentemente fui desafiada pela LOUD! a participar no top dos dez melhores álbuns de 2018. A minha primeira reacção foi, “Como é que vou sacar isto? Eu, que praticamente só ouço música do século passado… literalmente!” Mas isto é outra história, para depois.

Deste pensamento à edição dos Tesourinhos deste mês, o encadeamento de ideias foi como que uma caixa de mudanças automática. Porque não então recuar exactamente 40 anos, parar na minha década favorita em termos musicais, e desafiar-me a criar um top de 1978? Easy, peasy!… Mas fácil, fácil, seria ir pelo «Stained Class» dos Judas Priest, pelo «We Have Come For Your Children» dos Dead Boys, ou ainda o «Chairs Missing» dos Wire… Nah, não gostamos de fácil… boooring!

O resultado é este, um top de álbuns lançados para a obscuridade, ora de produção independente e com datas de lançamento dúbias, como o «Meet Your Ghost», dos Vulcan, ora de bandas cuja genialidade ficou escondida nas notas daquele único lançamento. O homónimo dos «Crystal Suspension» pode ser utilizado aqui como um bom exemplo.

Em modo “regresso ao futuro”, entra no DeLorean, prepara-te para algo a sério, e lá vamos nós, uma explosão do passado de obscuridades das profundezas do heavy psych/prog, directamente para os vossos dispositivos musicais que na infância de muitos fez parte de um imaginário futurista.

You’re gonna see some serious shit!” aqui, depois do click.

/

Playlist:
01. The Gravel (GR) – Αντώνης ο Άγγελος/Antonis O Aggelos (Δάκρυα / Αντώνης ο Άγγελος, Single)
02. Vulcan (US) – Noname (Meet Your Ghost)
03. Sorcery (US) – Arachnid (Sinister Soldiers)
04. Crystal Suspension (NL) – Trouble (Crystal Suspension)
05. The Boyzz (US) – Destined To Die (Too Wild to Tame)
06. San ul lim (SK) – Laying Silks and Satins on my Heart (Vol. 2)
07. Leland (US) – This Is My World (This Is My World)
08. Mandy Morton And Spriguns (UK) – Witchfinder (Magic Lady)
09. Zyma (DE) – Law Like Love (Thoughts)
10. Tantra (PT) – Om (Holocausto)