TOPS 2018: Cinco canais que valeu a pena seguir em 2018

Tal como em anos anteriores, os canais de YouTube proliferaram e os vloggers aumentaram. Portugal não foi excepção e ver canais como Laughbanging, Likes de um Metaleiro ou Underground’s Voice, por exemplo, provoca sempre um sorriso. Mas na rede não há nacionalidades, e portanto aqui seguem alguns canais interessantes em 2018.

01
KEXP


A KEXP está localizada em Seattle, e por lá passam muito boas escolhas. Têm conseguido reunir um lote variado de convidados em estúdio, que fazem pequenas actuações com cerca de meia hora de duração. Quase sempre apostando em artistas em ascensão, conseguem ser uma boa amostra do que se faz no campo do rock, principalmente do outro lado do Atlântico. Em 2018 passaram por lá nomes como MC50, Idles, Nox Novacula, Iceage, A Place To Bury Strangers ou King Gizzard & The Lizard Wizard, entre muitos outros.

02
The Strombo Show


No ar desde 2005, o THE STROMBO SHOW é um programa de rádio, emitido desde o Canadá, com George Stroumboulopoulos como apresentador. Com o YouTube, tornou-se também num canal de vídeo com grandes entrevistas e o ocasional concerto, quase sempre gravado numa cave, não necessariamente no Canadá. Em 2018 George entrevistou personagens como Robert Plant ou Al Jourgensen, mas também conseguiu ter concertos incríveis dos Power Trip, Melvins ou The Cult.

03
Stoned Meadow Of Doom


O STONED MEADOW OF DOOM não é propriamente um canal de vídeo, mas antes um depósito de áudio. O que torna este canal realmente interessante é a quantidade de títulos que reúne, colocando vários deles semanalmente. Quase sempre novos trabalhos de grupos obscuros, no campo do stoner, psych ou doom. O Stoned Meadow Of Doom iniciou-se em 2013 e é difícil visitar o canal sem de lá se sair com uma nova referência.

04
WDR Rockpalast


Começou na TV em 1974, e nele já passaram centenas de bandas, em concertos de média ou longa duração. O Rockpalast, ou, “palácio do rock”, não tem barreiras, mas é mais fácil encontrar lá um nome de hard rock ou metal do que uma referência pop. Transmitido pela emissora Westdeutscher Rundfunk (WDR), muitos desses concertos foram já transmitidos por estações de outros países ou editados em DVD. Além de tudo isto, o Rockpalast também está envolvido na produção de diversos festivais de rock e música underground alemães, como o Rock am Ring. Graveyard, Korpiklaani, Satyricon, Bloodbath ou Udo foram apenas alguns dos nomes cujos concertos foram transmitidos nas últimas semanas de 2018, pela ponta do iceberg se perceberá tudo o que lá se pode encontrar.

05
Baldman Reacts


Este canal leva a medalha de heroísmo, e já se vai perceber porquê. Baldman é metalhead há mais de três décadas, músico e cantor, e criou um canal no qual analisa vídeos e álbuns e onde tenta tenta capturar a sua reacção ao vivo. Nada de original, existindo até exemplos mais específicos. No entanto, para lá do gosto por Coheed And Cambria, Baldman também procura conhecer nomes novos para lá dos habituais circuitos, e acabou a descobrir bandas lusas. A partir do momento em que também as bandas portuguesas o descobriram, o nosso “herói” tem sido bombardeado com tudo o de bom (e mau…) se faz por aqui, sempre reagindo positivamente e com um sorriso nos lábios. Através dele, alguns nomes nacionais podem afirmar ser globais, ter o ego preenchido e justificar aos pais terem de ocupar a garagem de casa com a bateria. As “nossas” bandas poderão não garantir as mesmas audiências que as indonésias ou japonesas, mas lembrem-se que apenas somos dez milhões. Por tudo o que Baldman sofre, fica aqui o agradecimento e a medalha.