UIVO BASTARDO:
«Miasma» [estreia]

No player em baixo já podes ouvir «Miasma», o primeiro tema de avanço para o álbum de estreia dos UIVO BASTARDO. «Clepsydra» vai ser editado no próximo dia 10 de Maio através da Etherealsoundworks. “A sonoridade forjada no disco de estreia de Uivo Bastardo situa-se nas franjas do largo espectro do rock pesado e do metal, com apontamentos de roupagem electrónica e industrial e sempre vociferado em português“, explicou a banda à LOUD!.

Em termos líricos, o imaginário inscreve-se num registo de pessimismo existencial. Desencanto e misantropia são as coordenadas poéticas que dão combustível ao que é expelido com urgência, pelo que é essa a unidade temática do disco: uma pulsão para o niilismo e para um imaginário de fuga de um mundo (humano) que nos mantém cativos da sua hostilidade. O tema «Miasma» constitui-se como uma ilustração do conceito porque há uma alusão metafórica (inspirada nos pressupostos da teoria miasmática das doenças) a uma pulsão de ruptura que é disruptiva com os elementos estruturadores da existência.

UIVO BASTARDO é o projecto que dá continuação ao ideal lírico, sentido e vociferado por Hélder Raposo com a providencial mestria de David Jerónimo na bateria, reconstrução e produção. A terceira peça desta máquina visceral chama-se André Louro e é teclista. «Clepsydra» foi gravado e produzido nos estúdios Malware, no Sabugo, perto de Sintra. Nos sete temas registados, o baixo e a guitarra estiveram entregues a experientes músicos de sessão, Dikk e Miguel Camilo.