30 anos depois: 7 discos essenciais do metal brasileiro lançados em 1991

1991 foi um ano marcante para a música pesada no Brasil. Logo nas primeiras semanas aconteceu a segunda edição do Rock in Rio, cuja estreia tinha acontecido seis anos antes, em 1985, quando colocou definitivamente o país na rota dos grandes shows internacionais. Se o primeiro Rock in Rio, realizado na antiga Cidade do Rock, recebeu nomes de peso do rock e do metal como Iron Maiden, Ozzy, Scorpions, Whitesnake, Yes e Queen, a segunda edição não ficou para trás. Isso porque o Rock in Rio II, que teve o Maracanã como palco, recebeu uma escalação que incluía grandes artistas em momentos extremamente importantes das suas carreiras, como Judas Priest (na turnê do “Painkiller”), Megadeth (na turnê do “Rust in Peace”), Faith no More (na turnê do “Real Thing”), Guns N’Roses (prestes a lançar o duplo “Use Your Illusion”, que teve algumas músicas tocadas em primeira mão), Queenrsryche (na turnê do “Empire”).

Isso sem contar o show histórico do Sepultura, que estava prestes a lançar “Arise” (na verdade, o álbum teve uma edição limitada antecipada, chamada de “Rough Mixes”, por conta do festival), mostrando como muita coisa tinha mudado no metal nacional entre o Rock in Rio I e o Rock in Rio II – no final de 1990, aliás, vale lembrar que a MTV Brasil tinha estreado um programado totalmente dedicado ao metal, o Fúria, apresentado por Gastão Moreira.

E o quarto álbum da banda brasileira de metal nos coloca oficialmente no tema principal deste texto, que é traçar um panorama do que acontecia na música pesada do país há três décadas por meio de sete discos marcantes lançados ao longo de 1991, que também ficou conhecido como “O Ano que o Punk Estourou” (“The Year Punk Broke”) por conta do sucesso das bandas de rock alternativo puxadas pelo meteoro chamado “Nevermind”, do Nirvana.

Confira abaixo a lista dos 7 discos essenciais do metal brasileiro que foram lançados em 1991!

Sepultura – Arise

Voltando ao “Arise”, esse foi o primeiro disco do Sepultura gravado fora do Brasil – mais especificamente no templo do metal Morrisound, na Flórida, onde a banda reeditou a bem-sucedida parceria com Scott Burns, que tinha já tinha assinado a produção do antecessor “Beneath the Remains” (1989), gravado no Rio de Janeiro.

Sarcófago – Laws of Scorge

Outro disco brasileiro de metal marcante lançado em 1991 é dos conterrâneos do Sepultura: o Sarcófago, que naquele ano soltou o petardo “Laws of Scorge”, em que a banda troca o black metal pelo death metal como seu principal foco e traz a banda em altíssimo nível.

The Mist – The Hangman Tree

Mais um disco vindo de Belo Horizonte, terra do Sepultura e Sarcófago. Contando com nomes experientes da cena local, como Jairo Guedz (ex-Sepultura e atual Troops of Doom) e Vladimir Korg (Chakal), o The Mist praticava um thrash metal mais dissonante do que o tradicional e chegou ao seu auge neste disco – vale notar que a banda voltou a tocar há alguns anos.

Headhunter DC – Born…Suffer…Die

Álbum de estreia da banda de Salvador, na Bahia, “Born…Suffer…Die” também possui uma forte ligação com Belo Horizonte, já que foi gravado na capital de Minas Gerais e lançado pela Cogumelo Records, gravadora que lançou os primeiros discos de Sepultura, Sarcófago, Mutilator, Sexthrash, entre outros grandes nomes. Com uma produção mais crua, o disco se destaca pela alta energia, com os riffs de guitarra e as linhas de bateria em velocidades absurdas.

Korzus – Mass Illusion

Segundo full da banda de São Paulo, “Mass Illusion” mostra um Korzus extremamente afiado em seu primeiro álbum cantado em inglês, que rendeu à banda sua primeira turnê fora do Brasil. Destaque para a abertura a milhão com “Agony” e os riffs altamente inspirados de “The Illuminated”. Curiosidade: o disco conta com produção de Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, e traz um cover de “Inútil”, da sua banda.

Attomica – Disturbing the Noise

O terceiro disco do Attomica traz a banda de São José dos Campos, São Paulo, em um nível altíssimo, sem ficar a dever nada para outros nomes mais conhecidos do thrash metal da época. Assim como o debut do Headhunter DC, “Disturbing the Noise” foi gravado em Belo Horizonte e lançado pela Cogumelo, reforçando o papel central da cidade e da gravadora no metal do Brasil.

Ratos de Porão – Anarkophobia

Provavelmente o disco mais voltado ao metal dos mestres brasileiros do hardcore Ratos de Porão, “Anarkophobia” traz a banda de São Paulo fazendo um crossover poderoso, unindo na medida o punk/hardcore e o thrash metal de forma que continua extremamente atual três décadas após seu lançamento. Gravado na Alemanha, o disco também teve uma versão em inglês lançada na época, a exemplo do antecessor e também clássico “Brasil” (1989).