ALICE COOPER celebra o seu 73.º aniversário com «Social Debris» [estreia]

Além de se estar a preparar para comemorar o lançamento de seu novo álbum, «Detroit Stories», este mês, ALICE COOPER está comemorar outra ocasião especial — o seu 73.º aniversário – com o lançamento de um novo single, de título «Social Debris». Escrito em parceria com os membros restantes da sua banda original, o shock rocker original está a oferecer o tema, que já pode ser escutado no player em cima, como um download gratuito via alicecooper-detroitstories.com durante as próximas 24 horas.

O single Social Debris é um presente para Detroit, para os meus fãs e para mim mesmo”, diz o músico veterano.A faixa foi escrita pela minha banda original. Nunca pensámos que iríamos encaixar em algum lado; a banda de Alice Cooper não encaixava em lado nenhum, porque estávamos a fazer coisas que nenhuma outra banda fazia. Não encaixávamos na cena folk, não encaixávamos na cena metal, não encaixávamos em nada do que estava a acontecer naquela época. Sempre nos sentimos estranhos. Sentíamos que éramos entulho social, estávamos apenas no nosso pequeno mundo. Portanto, a «Social Debris» é essencialmente apenas a banda original a escrever um tema acerca de nós próprios. E saiu como se tivesse sido escrita em 1971.

 Carregando no título o nome da cidade que lançou a banda original no caminho para um sucesso à escala global, «Detroit Stories«, será lançado a 26 de Fevereiro de 2021 pela earMUSIC e sucede ao EP «Breadcrumbs», do ano passado, fazendo mais uma sentida homenagem à lendária cena rock’n’roll nascida na cidade norte-americana.

Reza a lenda que, em 1970, o jovem produtor Bob Ezrin entrou numa casa nos arredores de Detroit para trabalhar com a banda de ALICE COOPER. Abandonando o flower power de Los Angeles, porque era o oposto do ideal hippie de paz e amor, o também jovem Alice trouxe uma toada decididamente mais sombria de volta à sua terra natal para a lendária cena do rock que deu origem ao hard rock, garage rock, soul, funk, punk… E muito mais. “Detroit era o centro do rock pesado naquela época“, recorda o shock rocker. “As bandas de Los Angeles tinham o seu som com os THE DOORS, LOVE e BUFFALO SPRINGFIELD. São Francisco tinha os GRATEFUL DEAD e os JEFFERSON AIRPLANE. Nova Iorque tinha os THE RASCALS e os THE VELVET UNDERGROUND. Mas Detroit foi o berço do hard rock raivoso.

Meio século depois, Alice e Ezrin reuniram alguns músicos lendários de Detroit num estúdio da cidade para gravarem «Detroit Stories», que celebra esse espírito numa nova era. “Gravámos com o Wayne Kramer (guitarrista e compositor dos MC5), com o Johnny “Bee” Badanjek (bateria; dos lendários DETROIT WHEELS), com o Paul Randolph (lendário baixista de jazz e R&B de Detroit), bem como com os Motor City Horns e outros músicos locais“, explica Ezrin. “Contámos com ideias musicais e incentivos do John Varvatos, com o apoio do pessoal do Shinola, e gravámos nos Rustbelt Studios, em Royal Oak. Este disco foi feito em Detroit, para Detroit, pelos habitantes de Detroit!“. O disco vai estar disponível em CD, CD + DVD digipak, box set e duplo-LP gatefold. Podes conferir o alinhamento e a capa em baixo.