AQUELA VERSÃO #38: DAVID BOWIE vs. O RESTO DO MUNDO

A resposta é imediata: boas malhas, excelentes letras e uma capacidade para que os temas se consigam submeter a novas roupagens e, mesmo assim, resultar. Trent Reznor, por exemplo, diz que se devia escutar Bowie todos os dias. Na fase áurea, Bowie teve ao seu lado Mick Ronson, conhecido também pelo seu trabalho com os MOTT THE HOOPLE, entre outros nomes com quem colaborou. Chamaria à sua banda THE SPIDERS FROM MARS. Fosse nos dias de hoje e tudo o levaria a incluir no metal alternativo que se faz. Apenas acontece que, à época, foi assimilado pela pop e passa ao lado das listas de dinossauros dos anos 70, tal como Lou Reed ou Iggy Pop. Porém, as composições de Bowie foram criando espaço dentro do rock e do metal. Talvez a mais conhecida seja aquela que proporcionou mais um momento imortal aos NIRVANA. «The Man Who Sold The World» aparece inicialmente no álbum do mesmo nome, de 1970. O tema, e álbum, surgem numa fase de definição pessoal do artista, que surge mesmo, na capa, a usar um vestido. Em 1993, no célebre «MTV Unplugged», os NIRVANA fizeram uma versão antológica que atribuiu nova vida ao tema. A sugestão surgiu através de um antigo baterista do grupo, Chad Channing, que apresentou o tema e alguma música de Bowie à dupla Cobain/Novoselic. Anos mais tarde, o próprio Bowie incorporaria elementos da versão dos NIRVANA a um tema que sempre foi camaleónico, e sobre o qual até viria a comentar.

O próprio Bowie viria a interpretar muitas versões ao longo da sua carreira. Como quando se reuniu aos PLACEBO, em 1999, para homenagear o seu amigo Marc Bolan, e os T-REX, através de «20th Century Boy». Apesar disso, o riff original continua a ser mais mortífero. Ainda no campo das amizades, nunca esquecer Iggy Pop, com a versão de «China Girl», bem mais popular que o original. Concluindo o lado “amigos”, fica a versão que postumamente ligou Lemmy e Bowie para a eternidade, também ela superior ao original, como afirmam muitos. Fala-se de «Heroes», claro. No entanto, se Lemmy poderia ter soado um nome estranho para abordar Bowie, talvez Trent Reznor e os seus NINE INCH NAILS já não o sejam tanto. Como prova a versão deste para «I’m Afraid Of Americans». Novamente, a versão soa melhor que o original. E esta nem é a única versão que os NIN fazem de Bowie!

os SMASHING PUMPKINS pegariam em «Space Oddity», um original de 1969, e talvez um dos mais icónicos do cantor inglês. Tão icónico que seria mesmo executado na estação espacial. Joe Elliott, dos DEF LEPPARD, faria a sua versão, assim como Steven Wilson, ou os HELLOWEEN. Entre outras abordagens, MARILYN MANSON tomaria o tema «Young Americans», os BAUHAUS fariam «Ziggy Stardust» e os GRETA VAN FLEET encarnariam «The Jean Genie», numa solicitação do radialista Howard Stern, quando este decidiu pegar em 25 nomes para outras tantas versões de homenagem a Bowie. Se Bowie era o camaleão, os seus temas eram também camaleónicos, permitindo que as versões ganhassem sempre outra dimensão.