As CRYPTA precisam de angariar urgentemente 60 mil dólares para cobrirem prejuízos em ’tour’

As CRYPTA viram-se forçadas a lançar uma campanha de crowdfunding para cobrirem os prejuízos provocados pela destruição do veículo em que viajavam na digressão que estão actualmente a levar a cabo pelos Estados Unidos com os MORBID ANGEL, REVOCATION e SKELETAL REMAINS. No vídeo disponível em baixo, Fernanda Lira, a vocalista e baixista do quarteto, explica o que aconteceu. “URGENTE: Precisamos de angariar 60 mil dólares em 15 dias. Como a maioria de vocês já sabe, um tornado atingiu a casa de espectáculos onde tocámos no dia 31 de Março, em Belvidere, no Illinois, e perdemos o RV que alugámos para viajar e dormir durante nossa primeira digressão nos Estados Unidos — o veículo foi completamente destruído e tivemos que alugar um novo para continuarmos a tour. Como imaginávamos, lidar com seguros e indemnizações é um processo com muitas armadilhas e há uma chance muito grande de as coisas se complicarem para nós. Não vai ser fácil como pensávamos que ia ser, vamos ter até que accionar advogados para tentarem resolver a nossa situação. Estamos a ser orientadas da melhor maneira possível, mas a verdade é que, como não somos cidadãs americanas, aparentemente não temos direito a algumas indemnizações dadas pelo Estado, o que complica ainda mais o nosso problema. Resumindo, se tudo der errado (e existe uma chance enorme que dê), em 15 dias teremos que pagar um RV, o que terá um custo a rondar os 60 mil dólares, sem contar também com os honorários dos advogados que teremos de custear durante o processo. Sabemos que é um valor bem alto que provavelmente não atingiremos, mas neste momento, qualquer ajuda e qualquer valor vão auxiliar muito a diminuir os danos financeiros que vamos ter. Evitámos ao máximo ter que vos pedir ajuda, mas de momento é impossível arcarmos com os custos apenas com o dinheiro que a banda tem em caixa. Obrigada desde já pelo apoio!“. A verdade é que, em menos de 24 horas, o quarteto quase atingiu a meta, mas ainda podes aceder à campanha aqui.

Como noticiado aqui, os norte-americanos MORBID ANGEL andam actualmente em digressão nos Estados Unidos ao lado dos REVOCATIONSKELETAL REMAINS e CRYPTA. No passado dia 31 de Março, um tornado atingiu a cidade de Belvidere, no Illinois, e destruiu a estrutura do Apollo Theatre pouco antes dos cabeças-de-cartaz subirem a palco. Segundo a ABC7 News, diversas ambulâncias foram enviadas ao local e muitas pessoas foram levadas em macas, com a confirmação de um morto e 28 pessoas hospitalizadas. Os MORBID ANGELheadliners da noite, actualizaram o seu perfil no Instagram com a seguinte mensagem: “Agora o nosso foco é que todos na casa de espectáculos estejam bem e cheguem em casa“. Segundo os perfis oficiais das CRYPTA, todas as bandas estão bem, mas o veículo em que as brasileiras viajavam foi totalmente destruído. “Estamos vivas e seguras!“, pode ler-se num breve comunicado. “Todas as bandas da tour estão seguras e bem! Obrigada pela preocupação! Um tornado passou em cima da casa de show assim que saímos do palco, perdemos nosso motorhome, mas estamos bem! Em breve atualizamos vocês com um anúncio mais detalhado.” Os SKELETAL REMAINS também confirmaram que toda a sua equipa escapou ilesa.

Segundo o Departamento de Polícia de Belvidere, estavam 260 pessoal no local, que tem capacidade para 1.500, quando o desabamento ocorreu na sequência de uma forte tempestade que atingiu a área. As autoridades foram notificadas pelo Serviço Nacional de Meteorologia sobre um alerta de tornado às 19:45 e, de acordo com o Sr. Shawn Schadle, o chefe do Corpo de Bombeiros de Belvidere, o telhado da sala acabou por desabar dez minutos depois. Por seu lado, Shane Woody, o chefe da polícia de Belvidere, descreveu a cena quando a polícia chegou como “Caos. Caos absoluto. Quando os nossos agentes, o corpo de bombeiros e os socorristas chegaram aqui, fizeram o melhor para que o caos fosse controlado tanto quanto possível. Quando conseguimos entrar finalmente dentro do edifício, tentámos encontrar pessoas e salvar o máximo que pudemos. O nosso objectivo era apenas colocá-las em segurança da melhor forma possível”. Uma pessoa que estava dentro da sala quando se deu o colapso disse ao Rockford Scanner (ver vídeo em baixo) que tudo aconteceu “entre concertos”. De acordo com a página oficial do evento no Facebook, as portas da sala abriram às 18:00, com as CRYPTA a subirem ao palco às 19:00, os SKELETAL REMAINS às 19:45, os  REVOCATION às 20:40 e os MORBID ANGEL 21:40.