Quando os irmãos Tiago e Ricardo Veiga formaram a SWR Inc. e decidiram agitar a freguesia de Barroselas, com um festival dedicado à brutalidade do death metal e grindcore, trouxeram os espanhóis AVULSED ao nosso país, em 1998, numa altura em que a banda contava com dois álbuns bem recebidos pelos exigentes ouvintes do género, «Carnivoracity» e «Eminence In Putrescence». A acompanhá-los estavam os nacionais AGONIZING TERROR, DEFAULTER, KAMIKAZES e CASABLANCA. Estava também impressa a vontade de erigir um altar dedicado ao mais profundo underground do peso, das guitarras de sonoridades extremas e destruição de amplificadores.
Em 2019 assinalaram-se 22 anos de festival, viram-se muitas caras familiares e outras tantas novas, em quatro dias de música bem alta e uma animada comunhão entre diferentes gerações de metaleiros. Mais uma vez, foi bom perceber que o SWR continua bem vivo e relevante para os apaixonados pela música extrema. Num cartaz de luxo, encabeçado pelos incontornáveis SAINT VITUS, GODFLESH e THE BLACK DAHLIA MURDER, muitas foram as razões para abanar a cabeça ao som do que a melhor música extrema tem para oferecer na actualidade. A dada altura, no LOUD! Dungeon, o palco secundário, os italianos GRIME destilaram javardice sludge com fartura, um aperitivo perfeito para um dos melhores concertos do festival, cortesia dos MIDNIGHT, disponível agora no player em cima. Black rock‘n’roll de luxo e a confirmação de que a música composta por Athenar atinge o expoente máximo em concerto. A reacção do público foi proporcional à “orelhudice” das malhas e, riff após riff, os norte-americanos contagiaram toda a plateia.
Com a edição deste ano transportada para 2021, a organização já partilhou informações sobre os bilhetes. Lê-se em comunicado: “Em primeiro lugar, os vossos bilhetes do SWR FEST 23 serão tão válidos em 2021 como seriam em 2020 e gostaríamos que apostassem em nós para o próximo ano. Com certeza tudo faremos para que o cartaz seja o mais fiel possível ao divulgado e grande parte das bandas já nos confirmaram a sua presença. Para os que, no entanto, pretendam solicitar o reembolso, por favor contactem order@swr-inc.net até 15 de Maio, para mais detalhes sobre os procedimentos que irão decorrer nas próximas semanas”.
O nosso conselho é que se agarrem a esses bilhetes, deixem passar este ano desgraçado e voltem ao Minho em 2021. Até lá, eis os MIDNIGHT em 2019.