Barroselas Metalfest, Bootleg Series: PENTAGRAM ao vivo no SWR 16 [vídeo]

Quando os irmãos Tiago e Ricardo Veiga formaram a SWR Inc. e decidiram agitar a freguesia de Barroselas, com um festival dedicado à brutalidade do death metal e grindcore, trouxeram os espanhóis AVULSED ao nosso país, em 1998, numa altura em que a banda contava com dois álbuns bem recebidos pelos exigentes ouvintes do género, «Carnivoracity» e «Eminence In Putrescence»A acompanhá-los estavam os nacionais AGONIZING TERROR, DEFAULTER, KAMIKAZES e CASABLANCA. Estava também impressa a vontade de erigir um altar dedicado ao mais profundo underground do peso, das guitarras de sonoridades extremas e destruição de amplificadores.

No SWR 16, corria o ano de 2013, subiram ao palco pela primeira vez no nosso país os lendários PENTAGRAM e, claro, a banda norte-americana não deixou créditos por mãos alheias perante uma plateia rendida. Com um excelente novo guitarrista – o desconhecido, mas muito talentoso Matt Goldborough – e um Bobby Liebling on fire, revelaram uma coesão impressionante na interpretação de um alinhamento de luxo, que tanto tocou os clássicos como alguns temas mais recentes. A sequência final, composta por «Relentless», «Be Forewarned» e «Sign Of The Wolf (Pentagram)», foi a cereja no topo de uma actuação que nenhum dos presentes vai esquecer.

2022 marca 25 anos sobre a primeira edição do SWR – BARROSELAS METALFEST. Esta será, na realidade, a 23ª edição do evento e, pelas razões que todos conhecem, uma edição mais reduzida, apropriadamente apelidada SWR FEAST e que se realiza já nos dias 29 e 30 de Abril. Sendo que as condicionantes são ainda muitas, particularmente financeiras e os passos a dar são curtos para não comprometerem o futuro, a edição deste ano será reduzida a dezasseis bandas, divididas por dois dias, em apenas dois palcos. Como cabeças-de-cartaz mantêm-se os norte-americanos AUTOPSY, naquela que será a primeira visita das lendas do death metal ao nosso país. Confirmados estão também os polacos Mgła, que transitam do cartaz proposto para 2020. SJINN, SKELETAL REMAINS, BIRDFLESH, DEATHHAMMER e NEKROMANT, também mantém a sua presença no festival. Os restantes nomes em cartaz são nacionais; a saber, ALCOHOLOCAUST, BESTA, BOULDER, EQUALEFT, FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM, GRIEVANCEMIDNIGHT PRIEST, SIMBIOSE e SPEEDEMON. Podes encontrar mais informação sobre bilhetes e horários aqui.