BEHEMOTH: Nergal enfrenta nova acusação de blasfémia por “ofender sentimentos religiosos”

Nergal, o mentor dos polacos BEHEMOTH, também conhecido como Adam Darski, está a enfrentar outra acusação de blasfémia no seu país natal, a Polónia. O processo decorre de uma imagem [disponível aqui] que Nergal publicou no Facebook em 2019, onde surge a pisar uma pintura da Virgem Maria no set de uma sessão de fotos do projecto paralelo ME AND THAT MAN. Recorde-se que, em 2010, o músico foi levado a julgamento também sob acusação de blasfémia por rasgar uma Bíblia no palco. Nessa ocasião, Nergal ganhou o caso, mas de seguida também foi alvo do governo polaco por causa de um desenho numa t-shirt dos BEHEMOTH, que recordava o emblema nacional do país.

Numa notícia avançada pela Super Express surgem os detalhes sobre esta mais recente acusação, transmitidos por Aleksandra Skrzyniarz, porta-voz do gabinete do promotor geral em Varsóvia. Adam D. é acusado de, a 25 de Setembro de 2019, agir via internet, insultando publicamente um objeto de culto religioso cristão na forma da pessoa da Mãe de Deus, ao colocar uma foto no seu perfil oficial na rede social Facebook, apresentando uma imagem danificada da Mãe de Deus e ofendendo assim os sentimentos religiosos de quatro pessoas. O procurador de Varsóvia, por seu lado, acrescentou que, durante a investigação, as vítimas foram interrogadas e foi nomeado um perito na área dos estudos religiosos. O parecer conclui claramente que pisar um a imagem da Mãe de Deus é uma ofensa aos sentimentos religiosos, afirma.

Ontem, 8 de Fevereiro, Nergal usou a rede social Facebook para partilhou o seu desprezo em relação à acusação de que é alvo. Outro processo em andamento, começa por dizer Nergal na publicação que pode ser vista em baixo. “A razão? Em todos os casos é o mesmo: ofensa aos SENTIMENTOS RELIGIOSOS! Vocês conseguem imaginar este absurdo no século XXl? A Polónia está mentalmente tããão trás da Europa civilizada que somos literalmente o último bastião do chamado ‘casus da blasfémia’. Até mesmo a Irlanda, que é extremamente católica, removeu este parágrafo da constituição recentemente. Isso ACONTECERÁ na Polónia em algum momento … e sim, estou disposto a ser esse trampolim. FODA-SE, o fundamentalismo religioso está em cada buraco, porra. E, francamente, tenho a certeza que vou ganhar este e TODOS os outros casos. Apenas esperem e vejam“.