BRIAN JOHNSON explica como superou os problemas de audição e voltou para os AC/DC

Brian Johnson, o vocalista dos AC/DC, conversou com a Rolling Stone e explicou como conseguiu superar a sua perda auditiva para gravar um novo álbum com a banda e se preparar para uma digressão — que, por esta altura, não se sabe muito bem quando vai acontecer. Recorde-se que, em 2016, a banda australiana viu-se forçada a adiar as dez últimas datas de uma digressão norte-americana depois de Johnson ter sido informado pelos seus médicos que corria o risco de uma perda total de audição se não parasse de actuar ao vivo imediatamente. Eventualmente, o vocalista acabaria por ser temporariamente substituído na estrada por Axl Rose, dos GUNS N’ ROSES.

Foi uma coisa muito séria“, explicou Johnson. “Não conseguia ouvir o tom das guitarras. Era uma surdez horrível. Estava, literalmente, a socorrer-me dos músculos da memória e das formas da boca. E estava a começar a sentir-me realmente mal com o que estava a apresentar à frente dos rapazes e à frente das plateias. Não há nada pior do que ficar ali parado e não ter a certeza… Os médicos disseram: ‘Surdo é surdo, meu filho.’ O Cliff [Williams, baixo] e o Angus [Young, guitarra] não queriam ser responsáveis ​​por eu danificar ainda mais os ouvidos… A verdade é que estas merdas acontecem. Pelo menos não foi nada terminal.

Felizmente, Johnson acabou por encontrar um especialista disposto a tentar um tratamento experimental e passou três anos à procura de uma solução que lhe permitisse recuperar a audição e o seu lugar como vocalista de uma das mais famosas bandas de rock’n’roll de todos os tempos.A primeira vez que nos encontrámos, ele trouxe uma coisa que parecia uma bateria de carro“, recorda Brian Johnson sobre o especialista. “Perguntei-lhe o que diabos era aquilo e ele disse me me iam monitorizar. O processo durou dois anos e meio. Ele aparecia aqui uma vez por mês. Sentávamo-nos e era mesmo muito aborrecido ter de lidar com todos aqueles fios, ecrãs de computador e ruídos. Mas valeu a pena. A única coisa que posso dizer é que ele usa a estrutura óssea do crânio como receptor. Isso é tudo que posso dizer.” Os AC/DC vão lançar o seu muito esperado novo álbum de estúdio, «PWR / UP», a 13 de Novembro.