BUTCH VIG, o produtor de «Nevermind», diz que o álbum “não teria o mesmo impacto” se fosse lançado hoje em dia

BUTCH VIG, o baterista dos GARBAGE e productor de nomeada, discutiu recentemente o impacto cultural do clássico «Nevermind», dos NIRVANA, explicando que, provavelmente, o disco não teria sido tão bem sucedido se não tivesse sido lançado no momento certo. Além de ter produzido o álbum de 1991 da famosa banda liderada por Kurt Cobain, ao longo dos anos Butch trabalhou com uma série de nomes de enorme sucesso, dos SMASHING PUMPKINS aos FOO FIGHTERS, passando pelos GREEN DAY, sendo que a sua experiência acumulada lhe dá a perspectiva perfeita para analisar o impacto que diferentes álbuns tiveram em diferentes momentos da história do rock.

Apesar do «Nevermind» ser, sem qualquer dúvida, um registo absolutamente brilhante, o músico e produtor acha que o disco poderia ter sido consideravelmente menos popular se tivesse sido lançado em 2020. “Acho que seria difícil repetir aquele momento zeitgeist”, disse recentemente Butch Vig ao NME (áudio disponível em baixo). “Se o «Nevermind» saísse esta semana, apesar de ser um grande disco, não teria o mesmo impacto cultural. Naquela altura houve uma mudança na música e foi um timing perfeito, parecia uma revolução. Consigo ver isso a acontecer novamente, mas não da mesma forma.” A opinião de Vig não pretende, obviamente, menosprezar o trabalho dos NIRVANA. Na verdade, soa mais como um comentário sobre o quanto a indústria musical mudou desde então.

Sobre o efeito que a cultura pode ter sobre o desempenho de um álbum ou de uma banda, o produtor considera que, actualmente, “é tudo tão instantâneo que é difícil construir um pouco de mística. Quando realmente se deseja algo, mas não se consegue chegar lá, essa vontade torna tudo ainda mais poderoso. Hoje em dia, toda a gente tem acesso a tudo. Talvez apareça alguém com uma banda que soa como os Nirvana, mas com um letrista que escreve como o Bob Dylan, gosta de hip-hop e não tem Instagram ou Facebook. Talvez façam alguns concertos e, depois, desapareçam. Se fizessem algo assim, as pessoas iam ficar loucas porque os queriam ver ainda mais“.

Lançado originalmente a 24 de Setembro de 1991 pela DGC Records, o «Nevermind» afirmou-se desde logo como uma declaração de intenções por parte do trio formado por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl. Nos anos seguintes, acabaria por transformar-se num dos lançamentos mais influentes do fenómeno grunge e, tantos anos depois, continua a ser um dos títulos mais emblemáticos dos anos 90. Assim que foi lançado, o disco conquistou a aclamação da crítica e enormes níveis de sucesso junto do público, vendendo cerca de 23 milhões de cópias. Além de ter consagrado para sempre os NIRVANA como uma das bandas mais geniais da sua geração, o «Nevermind» ainda teve o condão de destronar o Michael Jackson, então na liderança das tabelas de vendas norte-americanas.