DECAPITATED

DECAPITATED: Data-dupla em Portugal acontece em Março de 2024

Os polacos DECAPITATED regressam a Lisboa e Porto para interpretar o clássico «Nihility» na íntegra e trazem “suporte” de luxo.

Os DECAPITATED vão regressar à estrada em 2024 com a digressão Nihility Europe Tour, que tem duas paragens agendadas para Portugal. Na companhia dos convidados especiais INCANTATION, NERVOSA e KASSOGATHA, a banda polaca vai celebrar mais um aniversário do clássico «Nihility», de 2002, em solo nacional. As actuações estão marcadas para os dias 23 e 25 de Março, no Bourbon Room e no LAV – Lisboa Ao Vivo, no Porto e em Lisboa, respectivamente.

A partir da segunda metade dos anos 90, o death metal polaco foi uma escola com valores seguros. Se os VADER foram a grande bandeira e figura de proa, nomes como DEVILYNDIES IRAE ou YATTERING também não eram de ignorar. Noutro plano, poder-se-á falar dos BEHEMOTH ou HATE, mas o momento não é propriamente para criar discussões estilísticas. Feitas as contas, a verdade é que os DECAPITATED estão hoje entre os nomes mais emblemáticos saídos dessa vaga.

Poderão ter, infelizmente, beneficiado de alguma publicidade fruto de dissabores vários… Primeiro, um acidente de viação levaria um dos fundadores, Vitek, e deixaria feridos outros elementos; depois, após uma paragem na carreira, os DECAPITATED voltaram ao activo e foram notícia por terem sobrevivido a uma aterragem forçada do avião onde seguiam.

Mais recentemente, toda a banda seria presa nos Estados Unidos, com os músicos a serem acusados de violação. Provar-se-ia ser uma acusação falsa, mas o grupo polaco via-se novamente nas primeiras páginas por todas as razões erradas. Apesar disso, e através disso, os DECAPITATED foram evoluindo ao longo dos anos, deixando a caixa do death metal básico para se converter numa forte mistura de groove/death. O mais recente álbum da banda, «Cancer Culture», foi editado em 2022 via Nuclear Blast Records.

Ao longo da sua já longa carreira, os INCANTATION, hoje com base na Pensilvânia, têm combinado de forma muito inteligente a brutalidade fétida do death metal com a imagética oculta e o fervor diabólico tipicamente associado ao black metal e, neste novo tema, voltam a mergulhar na escuridão, conjurando uma descarga e psicadelismo obscuro através de riffs dissonantes, grunhidos obscuros e uma atmosfera sónica que recorda o eco de uma caverna. O 13.º álbum de estúdio dos brutalistas norte-americanos, de seu título «Unholy Deification», foi lançado a 25 de Agosto último através da Relapse Records.

Formadas em 2010 em São Paulo, as NERVOSA têm percorrido o mundo ao lado de grandes nomes do metal internacional. Em 2020, com uma nova formação, alcançaram posições de destaque nas tabelas de vendas de vários países com o álbum «Perpetual Chaos». São hoje consideradas uma grande referência no cenário do metal feminino e, mais concretamente, do thrash, destacando-se pelo seu estilo único e pelas suas composições cativantes.

De formação mais recente, os KASSOGTHA colocam autenticidade e sinceridade acima das ilusões e são uma banda de metal genuína que leva o género mais além sem abandonar os elementos fundamentais. Com influências que vão dos Pink Floyd aos Gojira, materializam uma fusão imparável de riffs potentes, percussão poderosa e uma amplitude vocal que oscila entre guturais extremos e melodias etéreas.

Os bilhetes para os concertos de regresso dos DECAPITATED a Portugal estão disponíveis através da BOL.pt e nos locais habituais.