DEF LEPPARD, MÖTLEY CRUE e GUNS N’ ROSES entre as ’tours’ mais rentáveis de 2022

Estamos a chegar ao final do ano e a Billboard acaba de publicar a lista das digressões mais rentáveis de 2022. Com o primeiro lugar a pertencer à “armada latina” através do artista reggaeton Bad Bunny — que conseguiu arrecadar um lucro superior a 373,4 milhões de dólares –, o rock e o metal também fazem algumas aparições ao longo do gráfico, com DEF LEPPARD e MÖTLEY CRÜE, GUNS N’ ROSES, IRON MAIDEN, MY CHEMICAL ROMANCE e TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA a figurarem entre os “maiores” artistas em digressão do período de 12 meses que terminou no dia 31 de Outubro. Na recentemente divulgada tabela Boxscore, os THE ROLLING STONES foram o grupo rock a ocupar o lugar mais alto na tabela (o sexto, no total), com um total combinado de 179 milhões de dólares em 20 concertos. A banda vendeu 950.000 bilhetes em todo o mundo durante o período de 12 meses que determinou a classificação da tabela. Com a The Stadium Tour, os DEF LEPPARD e MÖTLEY CRÜE fizeram um negócio vigoroso, com as duas bandas — que ocuparam o 8.º lugar na tabela — a venderem 173 milhões de dólares provenientes da venda de mais de 1,3 milhões de bilhetes em 35 espectáculos.

Como já vem sendo habitual, a digressão anual da TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA continuou a ser também bastante rentável, uma vez que os roqueiros — que ocuparam o 36.º lugar no ranking — venderam mais de 767.000 bilhetes em 98 espectáculos reportados, perfazendo um valor bruto de 55 milhões de dólares. O único grupo de heavy metal que surge na tabela da Billboard – que classifica os artistas pelo rendimento bruto e não pelo número de bilhetes vendidos — foram os IRON MAIDEN, na 26.ª posição,que obtiveram um rendimento bruto de 76 milhões de dólares com a venda de 985.000 bilhetes em 47 espectáculos reportados. É de notar que estes números apenas incluem a venda bruta de bilhetes e não representam os ganhos reais de um artista. Cada artista incorre normalmente em despesas (cada vez mais) significativas — incluindo viagens, equipamento (som, luzes e palco), músicos contratados, tripulação, hotéis e autocarros. Por outro lado, estes números também não incluem fluxos de receitas acessórias, tais como vendas de merchandising, que podem ser substanciais. A tabela completa está disponível aqui, não se percebendo muito bem como é que os industrialistas alemães RAMMSTEIN, que completaram rotas esgotadas em estádios de ambos os lados do Atlântico em 2022, não estão incluídos.