DEFTONES: «Diamond Eyes», 2010 [entrevista exclusiva]

Ao longo das últimas duas décadas, os DEFTONES transformaram-se num dos nomes maiores da música de peso, construindo uma carreira sólida e intocável, sobretudo quando comparado com a maior parte dos seus contemporâneos. Aproveitando a recente paragem da banda californiana por Portugal, para um concerto incluído no SBSR, sentámo-nos com o vocalista Chino Moreno e com o baterista Abe Cunningham num camarim nas entranhas da gigantesca MEO Arena e analisámos o output discográfico do quinteto até ao momento.

«DIAMOND EYES»
Edição: 4 de Maio, 2010
Produtor: Nick Raskulinecz
Singles: «Rocket Skates», «Diamond Eyes», «Sextape», «You’ve Seen The Butcher»

Chino: Foi uma espécie de renascimento para os Deftones, esse disco. Passámos por um mau bocado… Fizemos um outro disco, o «Eros», entre o «Saturday Night Wrist» e o «Diamond Eyes», mas não estava terminado quando o Chi teve o acidente e, por isso, não o quisemos terminar sem ele.

Abe: Depois daquela época em que estávamos muito fragmentados, começámos por fim a sentir-nos mais unidos.

Chino: A vibração estava, sem dúvida, muito diferente. Lembro-me de estarmos todos no estúdio e passarmos horas todos a jogar poker, dominó ou Risco, o jogo de tabuleiro. Acho que estávamos todos a redescobrir a amizade que nos une…

Abe: E que é a parte mais importante nisto tudo!

Chino: Sem dúvida. E, de repente, tivemos aquele choque. Foi uma experiência horrível, mas uniu-nos e o «Diamond Eyes» é reflexo disso. É o som da banda a reencontrar-se, de termos toda a gente a partilhar o mesmo estado de espírito e, acima de tudo, a vontade de continuarmos a fazer música todos juntos. Hoje, há quem diga que é o melhor álbum que fizemos desde o «White Pony» e, vendo bem as coisas, tendo a concordar.

A LOUD! precisa da tua ajuda para poder continuar a oferecer jornalismo de qualidade, aberto e independente. Por maior ou menor que seja, qualquer contribuição por parte dos nossos leitores é incrivelmente valiosa. Para mais detalhes ou para fazeres uma doação, encontras toda a informação AQUIObrigado!