Ao longo das últimas duas décadas, os DEFTONES transformaram-se num dos nomes maiores da música de peso, construindo uma carreira sólida e intocável, sobretudo quando comparado com a maior parte dos seus contemporâneos. Aproveitando a última paragem da banda californiana em Portugal, para um concerto incluído no SBSR, sentámo-nos com o vocalista Chino Moreno e com o baterista Abe Cunningham num camarim nas entranhas da gigantesca Altice Arena Arena e analisámos o output discográfico do quinteto até ao momento. Hoje recuperamos o que nos disseram acerca do álbum de estreia, «Around The Fur», que foi originalmente editado a 28 de Outubro de 1997.

«AROUND THE FUR»
Edição: 28 de Outubro, 1997
Produtor: Terry Date, Deftones
Singles: «My Own Summer (Shove It)», «Be Quiet And Drive (Far Away)»
Chino: Continua a ser um dos meus favoritos de todos os álbuns que fizemos. E porquê? Simplesmente porque, depois de termos feito o «Adrenaline»… Enfim, o disco até gozou de algum sucesso, mas pessoalmente nunca fiquei satisfeito com o que tínhamos feito. A cena das letras, de que falei, sempre me incomodou. Agora brinco com isso, mas foi algo a que devia ter dado mais atenção. Tendo em conta que tínhamos trabalhado com o Terry Date, devíamos ter feito melhor. Nesse sentido, o «Around The Fur» representava uma segunda oportunidade de provarmos aquilo que realmente valíamos e não a podíamos desperdiçar. O plano sempre foi dar um passo em frente e, apesar de ainda conter muita agressividade, o «Around The Fur» abriu a vertente mais melódica da nossa música. É um álbum muito dinâmico.
Abe: O som está a milhas de distância. O «Around The Fur» foi produzido de uma forma diferente do «Adrenaline» e isso nota-se. Foi, de resto, nesse álbum que o Terry percebeu que tínhamos um baixista na banda. [risos] Nada contra, mas o Terry tinha background metaleiro e um medo dos diabos do baixo. No «Adrenaline» era o elemento mais atrás na mistura, percebe-se que está lá, mas afundado pela voz e os outros instrumentos todos. Quando entrámos em estúdio, íamos determinados a levar a nossa avante; o «Around The Fur» é o nosso primeiro disco que tem low-end a sério.
Chino: E gravar em Seattle, mesmo naquela altura, foi especial.
Abe: Foi uma época muito fixe. Tínhamo-nos fartado de tocar ao vivo e estávamos com a confiança mesmo em cima; chegámos a Seattle cheios de vontade de fazer tudo funcionar.
Chino: E foi o disco mais rápido que alguma vez fizemos. Demorámos só quatro meses a escrever e a gravar, demos mesmo tudo o que tínhamos para dar e acho que, ainda hoje, essa energia se nota bem nos temas.