DEMONAZ: “Não vejo razão para uma reunião com o Abbath e o Horgh.”

Os IMMORTAL, que são agora, como sabemos, uma one-man-band guiada por Demonaz, vão editar o seu novo álbum, o segundo sob este formato pós-separação (ou seja, sem Abbath) depois de «Northern Chaos Gods» de 2018, na próxima sexta-feira, dia 26. No entanto, para todos os que ainda sonham com uma possível reunião – e recorde-se que o próprio Abbath entreabriu essa porta há cerca de três anos -, o actual líder incontestado da lendária banda norueguesa parece ter posto uma pedra sobre o assunto numa entrevista recente com El Cuartel Del Metal.

Já tentámos isso tudo várias vezes, e não funcionou,” explicou Demonaz, cujo nome verdadeiro é Harald Nævdal, ao ser directamente questionado se perspectivava alguma reunião com Abbath e com o baterista Horgh no futuro, ou seja, a formação que existia aquando da separação e do conflito legal que ocorreu em 2014. “Portanto não vejo o porquê de o fazer outra vez. Não vejo razão para uma reunião, porque já a tentámos. Não resultou. E quando alguma coisa não resulta, porquê fazer outra vez? É fácil.” O multi-instrumentista continuou a fundamentar a sua posição: “A maior parte das bandas lançam um álbum ou dois e desaparece. Eu tenho uma banda há mais de 30 anos, portanto é impossível não perder alguns membros ou concordar sempre durante tanto tempo. Acho que em todas as bandas que duraram mais de vinte ou 30 anos vai acontecer a mesma coisa… Nem todos os casamentos são felizes.

Quando lhe foi pedido para descrever qual é a relação actual com a dupla em questão, Demonaz disse: “Já se passou algum tempo desde que tivemos algum contacto. O que é natural, acho eu. Eles estão ocupados com a cena deles, e eu com a minha. Não é como antigamente em que nos víamos muito frequentemente. Mas para mim, não há nenhuma amargura. Eu segui o meu caminho, e eles seguiram o deles.” Finalmente, em relação às tais declarações de 2020 de Abbath, houve ainda este comentário: “Ele já disse muitas coisas, acho eu. [risos] Penso que se esqueceu de me dizer isso. Não ouvi isso dele… Só lhe desejo o melhor naquilo que está a fazer.