DEMONS & WIZARDS: Hansi Kürsch confirma a sua saída da banda após a prisão de Jon Schaffer

Num desenvolvimento pouco surpreendente, o vocalista Hansi Kürsch, dos BLIND GUARDIAN, anunciou a sua saída dos DEMONS & WIZARDS, projecto que mantinha ao lado de Jon Schaffer, dos ICED EARTH, preso por envolvimento na invasão ao Capitólio, o prédio do Congresso dos Estados Unidos. Num comunicado divulgado à imprensa, Kürsch declarou: Informei o Jon e a Century Media que estou a deixar o projecto Demons & Wizards, uma decisão com efeito imediato. A minha colaboração com o Jon nos Demons & Wizards acabou“.

No mês passado, logo após a invasão ao Capitólio, ocorrida no dia 6 de Janeiro, Hansi divulgou uma nota onde lamentava o sucedido.Estamos profundamente chocados e os nossos pensamentos estão com os familiares da falecida. Distanciamo-nos expressamente de qualquer tipo de violência, independentemente de se é aplicada contra instituições ou pessoas. Os incidentes serão investigados exaustivamente e os responsáveis serão levados à justiça Pedimos que entendam que, tendo em vista a situação e as notícias de última hora, não faremos mais comentários no momento“, afirmou.

Procurado pelo FBI depois de ter sido identificado numa fotografia divulgada pelos meios de comunicação, Jon Schaffer entregou-se às autoridades no último dia 17 de Janeiro, onze dias após a invasão ao Capitólio. Na ocasião, um grupo de apoiantes de Donald Trump entrou sem permissão no local, cometendo uma série de crimes e alegando, sem provas, que a eleição presidencial vencida por Joe Biden foi alvo de fraude. No dia 8 de janeiro, dois dias após a invasão, o FBI divulgou fotos de várias pessoas envolvidas na insurreição, que resultou em violência. Foram registados diversos actos de vandalismo e houve relatos de tiros dentro do prédio — como resultado, quatro pessoas foram mortas em circunstâncias que ainda não foram totalmente esclarecidas.