DREAM THEATER

DREAM THEATER: Anunciam o regresso de MIKE PORTNOY

Portnoy separou-se dos lendários DREAM THEATER em 2010. Hoje, 25 de Outubro de 2023, voltou à banda que ajudou a criar em meados dos anos 80.

É oficial! Os DREAM THEATER anunciaram o retorno de Mike Portnoy ao grupo. O baterista vai reunir-se com o guitarrista John Petrucci e com o baixista John Myung — com quem formou a banda em 1985 no Berklee College of Music — e com os membros de longa data James LaBrie e Jordan Rudess, vocalista e teclista, respectivamente. Os DREAM THEATER reconstituídos têm planos de entrar em estúdio em breve e para começar a trabalhar naquele que será o seu 16.º LP de estúdio e o primeiro com Portnoy desde o muito aplaudido «Black Clouds & Silver Linings», de 2009.

Com o baterista original dos DREAM THEATER a regressar à banda, Mike Mangini — que tocou com o grupo desde a saída de Portnoy em 2010 — vai ser, obviamente, afastado, mas o músico diz perceber a decisão do grupo. “Eu entendo a decisão de trazerem o Mike Portnoy de volta neste momento“, explica o músico num comunicado. “Desde o primeiro dia, a minha função não era preencher todos os papéis que o Mike tinha na banda. O meu papel era tocar bateria para ajudar a banda a continuar. O principal papel de manter a banda a funcionar ao vivo e com precisão todas as noites foi uma experiência intensa e muito gratificante.

O Mike Mangini é um baterista de outro mundo e estou extremamente grato pelo tempo que passou nos Dream Theater“, acrescenta John Petrucci. “Estou muito orgulhoso de toda a música incrível que fizemos juntos, que culminou na nossa primeira vitória nos Grammys do ano passado, e nos incontáveis momentos mágicos que partilhámos em palco nestes últimos treze anos. Desejo-lhe o maior sucesso nos seus futuros empreendimentos musicais.

Por outro lado, estou incrivelmente animado ao dar as boas-vindas ao Mike Portnoy de volta aos Dream Theater! Como elemento fundador original, amigo de longa data e um baterista incrivelmente talentoso e criativo, sei que o seu retorno vai trazer um espírito renovado, paixão e energia que todos nós, incluindo os nossos fãs, receberemos com alegria… Mal posso esperar para arregaçar as mangas e voltar ao estúdio!“.

Mike Portnoy, por seu lado, declara: “Estou extremamente feliz por voltar a casa para reunir-me com os meus irmãos! Há tanta história partilhada entre todos nós… tantas lembranças, tanta música. Pensar que estamos prestes a completar 40 anos desde o início desta jornada é incrível e a ideia de criarmos música nova juntos é incrivelmente empolgante. Mal posso esperar para ir em digressão e tocar ao vivo para uma nova geração de fãs que nunca tiveram a oportunidade de ver esta formação antes. Não há lugar como o nosso lar!“.

O retorno de Mike Portnoy aos DREAM THEATER não pode ser uma surpresa completa para os fãs mais atentos, uma vez que o baterista cruzou caminho com os seus ex-colegas de banda muitas vezes nestes últimos anos. Em 2020, Portnoy participou do álbum solo de John Petrucci, «Terminal Velocity», numa manobra que marcou a primeira colaboração entre a dupla desde que o baterista abandonou os DREAM THEATER. No ano seguinte, a dupla ressuscitou o super grupo instrumental Liquid Tension Experiment e lançou o álbum «Liquid Tension Experiment 3».

Os primeiros rumores de uma possível reunião começaram a ouvir-se em 2022. Logo em Março, Portnoy apareceu num concerto dos DREAM THEATER — vendo a banda ao vivo pela primeira vez em 11 anos — e esteve com os seus ex-companheiros nos bastidores. Depois, durante o Outono, andou a tocar com Petrucci na digressão a solo do guitarrista, protagonizando os primeiros espectáculos que fizeram juntos desde que Portnoy estava nos DREAM THEATER.