loy Casagrande, o talentoso baterista dos SEPULTURA, tem estado a fazer periodicamente vídeos caseiros durante a pandemia e, no mais recente, que podes ver no player em cima, apresenta a sua devastadora interpretação na bateria do tema «The Heretic Anthem», original dos SLIPKNOT. “Sem edição de áudio, sem samples, sem triggers. O vídeo gravado com o aparelho EAD10 plugado diretamente no meu telefone (usando a camera do aparelho para gravar o vídeo)“, explica Eloy na descrição. A «The Heretic Anthem» faz parte do alinhamento do álbum «Iowa», o segundo longa-duração do colectivo de Des Moines, no Iowa, para a Roadrunner, editado originalmente em 2001.
O último álbum dos SEPULTURA, com o título «Quadra», foi lançado a 7 de Fevereiro de 2019 pela Nuclear Blast Records. O álbum, que é conceitual, foi gravado nos estúdios Fascination Street, na Suécia, com o reputado produtor Jens Bogren. Segundo comunicado de imprensa, “«Quadra» mostra os membros da banda a ultrapassarem os seus próprios limites físicos e mentais e foi um dos álbuns mais difíceis difíceis de completar da história do grupo.” Já no início deste ano, os SEPULTURA lançaram as “SepulQuarta”, um evento semanal onde a banda deu uma visão sobre sua história, participou de sessões de perguntas e respostas com os fãs e tocou música enquanto estava em quarentena. Algumas das colaborações musicais, incluindo aquelas com membros dos MEGADETH, TESTAMENT, ANTHRAX, SYSTEM OF A DOWN, TRIVIUM e SACRED REICH, serão lançadas como um álbum completo em 2021.
Recorde-se que, este ano, a banda brasileira vai fazer a dobradinha em Portugal. Com a promoção ao vivo do seu mais recente álbum, «Quadra» interrompida pela pandemia do novo Coronavírus, no próximo ano as lendas brasileiras do thrash voltam à estrada a todo o gás e, depois de terem assegurado a sua presença em muitos festivais de Verão, anunciaram também uma digressão de Outono. Andreas Kisser, Derrick Green, Paulo Jr. e Eloy Casagrande vão assim fazer uma segunda data no nosso país, desta vez em nome próprio, no dia 18 de Novembro, no Hard Club, no Porto. Uns meses antes, a banda formada em Belo Horizonte corria o ano de 1983, tem presença assegurada na 11.ª edição do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL, que decorre de 16 a 17 de Junho, no Estádio Nacional.