ENNIO MORRICONE: Alvo de uma sentida homenagem por parte dos METALLICA

Ennio Morricone morreu aos 91 anos devido, segundo o The Hollywood Reporter, a “complicações provocadas por uma queda no Outono passado em que quebrou o fémur“. Embora seja conhecido mundialmente pelo seu trabalho nos lendários spaghetti westerns de Sergio Leone, Morricone é famoso entre a comunidade metaleira por ter composto «The Ecstasy Of Gold», que os METALLICA usam como tema de introdução aos seus concertos desde 1983. A peça apareceu originalmente no filme «The Good, The Bad And The Ugly», de 1966, que contou com Clint Eastwood como protagonista principal. Numa publicação através das suas redes sociais, que pode ser vista em baixo, a banda de James Hetfield e Lars Ulrich prestou uma sentida homenagem ao maestro, dizendo: “R.I.P. Ennio Morricone. A tua carreira foi lendária, as tuas composições são intemporais. Obrigado por criares o clima para tantos dos nossos espectáculos ao vivo desde 1983“.

Em 2017, James Hetfield participou numa sessão de perguntas e respostas após uma exibição de «The Good, The Bad And The Ugly» e detalhou a origm do do uso de «The Ecstasy Of Gold» por parte da banda, atribuindo a ideia de usar a faixa ao primeiro manager dos músicos, Jon “Jonny Z” Zazula. Hetfield disse que Zazula ouviu a música de introdução original da banda, uma “fita realmente terrível, com um coração a bater cada vez mais e mais rápido“, e recomendou-lhes que usassem o tema que Ennio Morricone tinha escrito originalmente para o filme de 1966. “Foi uma das coisas mais fizes que nosso primeiro manager fez”, disse Hetfield nessa ocasião. “Na verdade, em termos de conselhos, essa foi praticamente a única coisa que mantivemos dele.

Ennio Morricone compôs bandas-sonoras para mais de 500 filmes e foi nomeado para o Oscar pelo seu trabalho em filmes como «Days of Heaven» (1978), «The Mission» (1986), «The Untouchables» (1987), «Bugsy» (1991) e«Malena» (2000). O maestro e compositor italiano, nascido em Roma, a 10 de Novembro de 1928, acabou por recolher o galardão em 2015, pela sua contribuição para «The Hateful Eight», de Quentin Tarantino. Outros clássicos para os quais compôs incluem títulos como «The Battle of Algiers» (1966), «The Thing» (1982)e«Tie Me Up! Tie Me Down!» (1989), entre muitos outros.