EVIL LIVE FESTIVAL: Nova ronda de confirmações!

Os PAPA ROACH, os MAMMOTH WVH e os BLIND CHANNEL são as mais recentes confirmações para a edição inaugural do EVIL LIVƎ FESTIVAL, que decorre nos dias 28 e 29 de Junho, na Altice Arena, em Lisboa. Depois de assegurada a presença dos cabeças-de-cartaz PANTERA e SLIPKNOT, a que entretanto se juntaram também os muito aguardados ALTER BRIDGE, MESHUGGAH, FEVER 333 e VENDED, o novo lote de contratações vem reforçar o carácter multi-género deste evento recém-criado, mostrando enfoque em propostas que, dentro da música mais pesada, vão do mainstream ao alternativo, dos riffs e das guitarradas às tendências mais contemporâneas. Com uma aposta consciente numa panóplia de talento que tanto vai destacar grandes nomes estabelecidos como bandas emergentes, os MAMMOTH WVH juntam-se aos PANTERA, ALTER BRIDGE e VENDED no alinhamento do primeiro dia do evento, 28 de Junho. Os PAPA ROACH e BLIND CHANNEL sobem ao palco no segundo dia, 29 de Junho, que vai ser encabeçado pelos SLIPKNOT e contaainda com a presença já confirmada dos MESHUGGAH, FEVER 333 e NOTHING MORE.

Dando os primeiros passos a tocar hardcore punk com influências rap, os PAPA ROACH acabaram por tornar-se uma proposta de hard rock direto com fortes tendências metal e, pelo caminho, revelaram um talento muito especial para combinarem o poder intransigente das guitarras com uma perspicácia pop sem precedentes. Surgidos em meados dos 90s, os músicos norte-americanos “explodiram” em 2001 com a edição do segundo longa-duração, intitulado «Infest», que marcou a estreia numa grande editora e, graças à popularidade de um single, os transformou num enorme fenómeno à escala global. Claramente inspirado pela sonoridade nu-metal em ebulição na altura, «Last Resort» valeu ao álbum estatuto de tripla platina e, desde essa altura, o grupo liderado pelo vocalista Jacoby Shaddix não mais voltou a olhar para trás. A aposta numa sonoridade mais rock nos álbuns seguintes fez pouco para os prejudicar comercialmente e, quando lançaram os álbuns «Crooked Teeth», em 2017, e «Who Do You Trust?», em 2019, já tinham vendido mais de 20 milhões de álbuns e sobrevivido a praticamente todos os seus contemporâneos. Em 2022, voltaram à carga com o 11º LP, o muito aplaudido «Ego Trip».

Resultado de uma inteligente fusão de elementos metal, hard rock e grunge, os MAMMOTH WVH são o projeto a solo de Wolfgang Van Halen, filho do icónico Eddie Van Halen. Nascido em 1991, foi com o pai que aprendeu música e, quando ainda era adolescente, juntou-se mesmo aos autores de «Jump», com os quais tocou até 2020. Entretanto, em 2012, integrou os Tremonti, primeiro como baixista ao vivo e, depois, como membro a tempo inteiro. Paralelamente, ia trabalhando nas suas próprias canções, mas optou por manter o seu material original em segredo até à morte do pai em Outubro de 2020. Logo no mês seguinte, criou finalmente a sua própria banda, reaproveitando o nome Mammoth, que repescou das primeiras iterações das lendas Van Halen. Multi-instrumentista e cantor talentoso, gravou sozinho todas as linhas vocais e instrumentais para o disco de estreia dos MAMMOTH WVH. Apoiado no sucesso de «Distance», comovente homenagem ao malogrado Eddie, o álbum homónimo foi editado em 2021, e recebido com rasgados elogios – tanto por parte dos fãs como da imprensa especializada.

Oriundos de Oulu, na Finlândia, os BLIND CHANNEL tocam, segundo eles próprios, “violent pop”, uma contagiante mistura de metal com elementos pop/rock. Lançaram o single de estreia «Save Me» em 2013 e, uma década de muito trabalho depois, são vistos como um dos mais promissores artistas finlandeses atuais, com uma das maiores estações de rádio do país a descrevê-los como “a banda mais urgente e contagiante da Finlândia“. Inspirados por nomes como Linkin Park e 30 Seconds To Mars, os músicos fizeram-se notar bem cedo e, graças a atuações extremamente enérgicas, chegaram rapidamente aos palcos dos grandes festivais de Verão. Após digressões de sucesso com bandas como Simple Plan, Amaranthe e Enter Shikari, o LP de estreia «Revolutions», o seu sucessor, «Blood Brothers», de 2018, e «Violent Pop», de 2020, deram que falar e colocaram-nos de imediato na linha de frente da nova invasão rock finlandesa. O mais recente lançamento do grupo, «Lifestyles Of The Sick & Dangerous», foi disponibilizado em Julho de 2022 via Century Media Records.