GANGRENA: «Infected Ideologies» em edição de luxo

A LARVAE RECORDS acaba de lançar as pré-vendas para a reedição de «Infected Ideologies», o muito cobiçado disco de estreia dos GANGRENA. Estávamos ainda no princípio de 2020 quando, face ao sucesso da reedição do primeiro disco dos GENOCIDE, a editora portuense anunciava a reedição do álbum. O lançamento deste trabalho, editado originalmente pela MTM em 1994, foi sendo adiado devido à pandemia e consequentes atrasos editoriais. A data final de lançamento ainda não é oficial, mas hoje já estão disponíveis as pré-vendas, em conjunto com a Nightfear, bem como definidos todos os detalhes editoriais da obra.

Tal como vem sendo habitual nos lançamentos retrospectivos da editora, a oferta é muita e variada, sendo, desta vez, a maior de sempre do selo. Se, em termos sonoros, a curta duração do quinteto não permitiu a existência de muitas gravações, serão os múltiplos formatos a convencer os audiófilos. Claramente que a joia da coroa reside numa box-set com imensa oferta, talvez a mais vasta oferecida até hoje numa edição nacional no campo do metal. Para começar, a óbvia inclusão de um vinil de 12″ em preto, um CD com booklet de vinte páginas, t-shirt e autocolante com logotipo dos GANGRENA. A tudo isto, e em exclusivo para esta edição, são adicionados ainda diversos itens, a saber, cassete (cor infected slime), patch, pin de metal, réplica da foto promocional da época, certificado de edição limitada autografado pelo grupo, postais, bandeira e ainda uma fanzine em A5.

A esta mega-edição, juntam-se ainda outras propostas, que podem ser adquiridas em separado, como CD, vinil colorido ou negro, tape negra ou branca e t-shirt. Várias destas edições são limitadas, pelo que se prevê esgotarem rapidamente. Com uma edição curta, já para a época, e que rapidamente esgotou, a que se juntou o final da editora pouco depois, bem como o da banda, o CD original transformou-se uma peça muito procurada no mercado, com o seu valor a atingir os 500 euros em certos lugares.

Existindo apenas entre 1992 e 1995, o colectivo portuense começou por dar nas vistas num concerto com os WC NOISE e TARANTULA, em que estes últimos ensaiavam um regresso. Pouco depois, o grupo iniciaria um conjunto de concertos a norte, expandindo-se depois ao resto do país. Uma mini-digressão pela Holanda fez sonhar com a futura internacionalização. Para a memória, talvez o seu melhor concerto, ou pelo menos aquele com mais audiência, ao final da tarde numa edição do Open Air de Penafiel. Foi exactamente nesse dia que assinaram contrato para edição do álbum que agora se reedita. Semanas depois estavam no cartaz da primeira edição do Festival de Paredes de Coura. Uma mini-tour nacional com os PUNGENT STENCH, BRUTAL TRUTH e MACABRE, que os levaria a Santo Tirso, Portalegre e Lisboa, podia ter sido o ponto alto da carreira até aí, mas a saída de um elemento fulcral, escassos dias antes, viria assombrar essas datas e o grupo nunca mais recuperou, terminando pouco depois.

Em 2021, finalmente, é reeditado «Infected Ideologies». Sem dúvida, um dos melhores trabalhos nacionais de death metal, que também foi pioneiro do estilo por cá. As pré-vendas começam a partir das 15.00, em www.larvae.pt ou https://larvae.bigcartel.com. Em simultâneo, serão também lançadas as pré-vendas para «Discipline», terceiro álbum dos GRUNT e que contará, entre diversos formatos, com uma edição que reúne numa tote bag artigos que vão para lá do vinil, CD e tape, que passam por foto da banda, t-shirt, certificado de edição limitada e um par de algemas personalizadas para a edição. Tal como no caso dos GANGRENA, será um pack de edição muito limitada.