GOJIRA: Joe Duplantier relaciona a pandemia ao consumo de carne [vídeo]

Joe Duplantier, guitarrista, vocalista e estratega dos franceses GOJIRA, foi recentemente entrevistado pela revista WARP e, durante a conversa, que podes ver na íntegra no player em cima, falou sobre as origens do SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a COVID-19. O músico, que não come carne, relacionou a pandemia com o consumo de carne animal, afirmando que “para os veganos, esta pandemia assustadora é especialmente perturbadora porque, como sempre, foi provocada pelo facto de se continuarem a maltratar e a comer animais. Se pensarmos bem, todos os vírus — os das galinhas, os das vacas, seja lá o que for, todos esses episódios ao longo dos anos — sempre acontecem porque se continuam a comer animais, que é algo que não devemos fazer. É essa a minha opinião. De qualquer forma, estou um bocado chateado com tudo isto. Não acho que seja uma conspiração ou punição de Deus; acho que é só uma reacção normal ao nosso comportamento neste planeta. Merdas como esta vão acontecer se não nos comportarmos“.

Noutro momento da conversa, ao ser questionado acerca do que as pessoas podem fazer para tentar transformar o mundo num lugar melhor, Joe sugeriu que um bom começo seria escolher os produtos e as marcas que consomem.Quando vais ao supermercado ou ao mercado comprar comida, escolhes comprar um produto de um agricultor que bate na mulher ou um produto de um agricultor que não bate na mulher? Ou que maltrata os seus animais ou não os maltrata? Quem é que vais apoiar?“. Além disso, Joe falou sobre a importância de consumir alimentos cultivados por produtores locais.Vais comprar um produto que foi trazido do outro lado do planeta e precisou de ser transportado em três aviões e dois barcos, ou vais comprar produto local? Alguém que vive no México, tem mais opções… Em países mais frios, talvez as pessoas comprem abacates e bananas trazidos de muito longe. Mas acredito que se passa o mesmo no México, tenho a certeza que podes escolher comprar algo local ou que vem de longe. Portanto, eu acho que tudo começa nas escolhas que fazemos“.

O novo álbum dos GOJIRA, «Fortitude», foi lançado a 30 de Abril pela Roadrunner Records. O disco foi gravado e produzido por Joseph Duplantier no Silver Cord Studio — a sede da banda em Ridgewood, Queens — e misturado por Andy Wallace (NIRVANA, RAGE AGAINST THE MACHINE)O disco estreou em primeiro lugar no top de álbuns mais vendidos da Billboard, o que significa que vendeu mais cópias tradicionais do que qualquer outro na semana de lançamento. «Fortitude» também estreou em 12.º lugar no gráfico geral da Billboard 200, que tabula a partir de diferentes métricas, incluindo o streaming. Em comparação com seus lançamentos anteriores, o «Magma», de 2016, entrou para o 24.º lugar da Billboard 200, com vendas de 17.000 cópias durante a semana de edição e o lançamento anterior, «L’enfant Sauvage», de 2012, vendeu 11.000 cópias e entrou para o 34.º lugar da Billboard 200. O que quer dizer que, feitas as contas, a banda liderada pelos irmãos Duplantier continua a vender mais discos a cada novo lançamento, um feito impressionante para os padrões modernos.