GUNS N’ ROSES: Partilham uma “versão 2022” da «November Rain» [estreia]

Os roqueiros norte-americanos GUNS N’ ROSES disponibilizaram o áudio oficial de uma versão inédita de «November Rain», que conta com o contributo de uma orquestra de 50 elementos. Esta reinterpretação do épico single de «Use Your Illusion II», que já podes ouvir no player em cima, foi arranjada e conduzida pelo compositor de cinema e TV Christopher Lennertz. Foi remisturada pelo ícone do rock progressivo Steven Wilson, que explica que a nova versão de 2022 “é a mesma performance da original, misturada de forma tão fiel quanto possível à versão já conhecida, mas com uma orquestração recém-gravada que substitui os sons samplados utilizados na altura“. Além de uma brilhante carreira como músico e compositor, antes de trabalhar com os GUNS N’ ROSES, Wilson já tinha remisturado temas dos BLACK SABBATH, YES, MARILLION, RUSH, JETHRO TULL, ROXY MUSIC, KISS e KING CRIMSON, entre outros.

Este é um dos “inéditos” contidos na recém anunciada boxset de 30.º aniversário dos dois tomos do épico «Use Your Illusion», que chega aos escaparates e às plataformas de streaming no próximo dia 11 de Novembro. incluindo um total 97 faixas. Nesta caixa, além de um luxuoso livro, haverá ainda 63 faixas inéditas, e todo um conjunto de acessórios, entre os quais se contam litografias, posters e réplicas de tour passes. A versão em vinil já se encontra em pré-venda para Portugal por um preço a rondar os 550 euros. Entre as faixas “novas”, algumas são retiradas de um famoso concerto em Paris, que foi transmitido para todo o mundo e que aconteceu dias antes do grupo se estrear em Portugal. No blu-ray, que vem com todos os formatos, vão encontrar o concerto de 1991 no Ritz, intitulado «Live In New York», que não deve ser confundida com a anterior icónica passagem pela mesma sala, ainda nos anos 80, captada pela MTV. Lançado no dia 17 de Serembro de 1991, «Use Your Illusion» foi dividido em dois volumes, lançados na mesma data. Cada um destes discos-duplos vendeu mais de cinco milhões de cópias. Ambos deram origem a uma tour tão épica quanto polémica, que ainda hoje é recordada por muitos. Oito singles, dezenas de discos de platina, um pouco por todo o mundo e trinta temas, entre originais e versões, afirmam-no como uma dos lançamentos mais icónicos de todos os tempos.

Recorde-se que, a banda outrora “mais perigosa do mundo” anda na estrada e, durante os soundchecks dos concertos na América Do Sul, tem vindo a dar provas de que podem bem ter uma ou duas cartas novas na marga para jogarem em breve. Mais recentemente, os GUNS N’ ROSES foram “apanhados” a tocar a «Don’t Damn Me», um daqueles deep cups do «Use Your Illusion I» que sempre ficou aquém dos holofotes e da exposição em massa da MTV, dando a crer que Axl, Slash, Duff e companhia podem estar a pensar adaptar o alinhamento dos próximos concertos à reedição do clássico em dois volumes. Escrito pelo frontman como uma mensagem para todos aqueles que o ostracizaram pela controversa «One In A Million», é apenas uma de quatro canções que nunca tocaram ao vivo e, segundo uma entrevista de Slash em 2014, é provável que isso tenha a ser com o ritmo lírico rápido.” É uma canção fixe e tudo“, disse o guitarrista. “Penso que, mesmo na fase em que eu e o Duff não estávamos na banda, nunca foi tocada porque são demasiadas palavras sem fôlego, e torna realmente fazê-lo ao vivo quase impossível“.

Talvez estejamos perante um daqueles casos de “nunca digas nunca”, quem sabe? A verdade é que os músicos usam frequentemente as redes sociais para perguntar aos fãs que temas querem ouvir e, como se pode observar num vídeo divulgado pela namorada de Slash nas redes sociais, chegaram-se à frente e deram uns toques à «Don’t Damn Me» antes do concerto em Bogotá, Colômbia. E sim, até pode ter sido apenas uma jam, mas no ano passado surgiram uns vídeos em que ensaiavam a «Hard Skool» e, alguns dias, divulgaram o tema e incorporaram-no no alinhamento. Além disso, considerando que tocaram outros temas menos conhecidos como a «Locomotive» e a «Dead Horse» também pela primeira vez em mais de 20 anos durante a sua mais recente digressão, há uma boa hipótese de que toquem esta também. Apenas alguns dias antes, foram filmados a ensaiar uma canção inédita chamada «Oklahoma», outro tema que ficou de fora do «Chinese Democracy». Dado que o Slash provocou, eles irão lançar mais alguns destes outtakes reformulados, esperemos que isso signifique que em breve ouviremos algo de novo da banda. Precisas de provas? Podes ver os vídeos aqui.