Homenagem a Jaime “San” Coutinho | R.I.P. [vídeo]

A morte de Jaime Coutinho, ou Jaime San para alguns, no passado dia 25 de Abril, chocou muita gente, entre fãs, músicos e amigos. Jaime era mais conhecido por integrar os MR. MIYAGI, embora tivesse tido passagem por outros nomes da cena underground nacional. Coincidência, a organização do SWR — BARROSELAS METALFEST estava já a preparar um vídeo de uma actuação da banda de Viana do Castelo no festival e resolveu antecipar a sua divulgação em jeito de homenagem. O clip, disponível no player em cima, é curto, tem menos de dois minutos de duração, mas dá para ficar com uma noção da entrega do jovem músico em palco. Ricardo Veiga, um dos organizadores do SWR, lembra que que MR. MIYAGI “tocaram várias vezes no SWR e umas tantas em outros eventos organizados pelo NAAM a que o festival está ligado. Além disso, sendo natural de Viana do Castelo, que fica a escassas dezenas de quilómetros de Barroselas, naturalmente que existia uma amizade. Como lembra Ricardo, “é malta de que gostamos muito e, como partilhamos a mesma cidade há vários anos, sempre nos encontrámos, tanto na praia, como em concertos ou a beber copos”. Sobre o falecido Jaime, o Veiga mais velho recorda “um puto à frente, sempre de sorriso rasgado e uma atitude positiva, um excelente guitarrista com uma óptima presença em palco.

Outro dos festivais em que os MR. MIYAGI participaram “quatro vezes” foi o SONIC BLAST, em Moledo do Minho, recorda Ricardo Rios, organizador do evento. Em declarações à LOUD!, lembra que o Jaime era amigo do amigo, uma pessoa bem-disposta, sempre com um sorriso”, sublinhando que “transmitia uma mensagem sempre positiva, optimista. Enquanto músico, o promotor recorda-o como “um guitarrista com G grande, cheio de power, sempre entusiasmado para tocar, bem-disposto e disponível”. Considerando que “é uma grande perda para o underground nacional, Ricardo refere que os MR. MIYAGIderam sempre grandes concertos cheios de atitude e velocidade” com “caos à mistura”, revelando que uma das actuações que mais o marcou “foi no skatepark” [podes ver um excerto desse concerto aqui]. Os THE DEAD ACADEMY eram outro projecto de Jaime Coutinho e também eles passaram por Moledo, tendo tocado numa “warm up que correu muito bem, recorda Ricardo. Deixando os “sentimentos à família e amigos”, o organizador do SONIC BLAST remata, era um bom rapaz, um grande guitarrista, um riff master do Alto Minho. Foi uma pena ter-nos deixado tão cedo”.

Jaime Coutinho nasceu em 1989, falecendo no passado sábado de paragem cardiorrespiratória. Sempre ligado a Viana de Castelo, teve a primeira banda ainda no secundário, os UNIÃO DE MERDA, que formou com o baixista Vitor Vaz. “Tínhamos uns catorze anos, por aí”, recorda o músico. De seguida, a dupla formaria os MR. MIYAGI, com quem gravariam quatro títulos. 2007 acabaria por marcar a data de edição da primeira demo, sucedendo-se «Double Trouble» em 2009, «To The Bone» em 2010 e «There´s No Destiny Enjoy The Ride», já em 2013. A banda manteve-se activa ainda durante mais alguns anos, mas Jaime envolver-se-ia em outros dois projectos, primeiro os MOTHER ABYSS, que lançariam «Burden» em 2013, e os THE DEAD ACADEMY, com quem gravaria «All Songs» em 2019, o mesmo ano em que o grupo declarou final de actividades.

A pedido da LOUD!, Vitor Vaz, que acompanhou Jaime também nos MR. MIYAGI e nos THE DEAD ACADEMY, estando actualmente nos PLEDGE, deixou um texto para figurar aqui.Perdi mais que um amigo, perdi um irmão, um dos músicos mais talentosos que conheci e uma pessoa incrível. Contagiava todos à sua volta com um sorriso que só ele tinha. Cresci com ele, partilhamos muitos palcos e fizemos muitos quilómetros juntos. Aprendemos muito, se bem que quem ficou a ganhar fui eu, pois tive a sorte de o ter na minha vida. Enquanto cá estiver, farei com que toda a gente conheça o seu talento. Temos sorte de isso ter ficado imortalizado. Obrigado Jaime, por tudo.

Foto: PEDRO ROQUE

Um enorme agradecimento a todos os que ajudaram a elaborar esta homenagem a Jaime Coutinho — um músico grande, que partiu demasiado cedo. A LOUD! endereça os seus sentidos pêsames à família, aos amigos e companheiros de banda do guitarrista.