IHSAHN vai lançar dois LPs “interligados” em 2024, um mais progressivo e outro mais sinfónico. A espaços, «Pilgrimage To Oblivion», primeiro tema de avanço, afirma-se como o mais próximo que já esteve dos EMPEROR em muito tempo. Podes conferir em baixo.
O influente IHSAHN revelou detalhes de um novo e ambicioso projecto a solo, que envolve dois álbuns “interligados”. Este lançamento conceptual (e homónimo) verá a lenda do black metal norueguês lançar um álbum de metal progressivo, bem como um álbum totalmente sinfónico, a 16 de Fevereiro de 2024 via Candlelight. A ideia, segundo ele, veio da vontade de “elevar a fasquia em dez vezes” para aquele que é o seu oitavo álbum.
“No cerne do que faço está o black metal, as guitarras distorcidas e gritos extremos, mas desde as primeiras gravações dos Emperor, sempre se ouviram partes de teclados influenciadas pelas bandas-sonoras clássicas de nomes como Jerry Goldsmith, John Williams, Bernard Herrmann ou John Carpenter, entre outros“, diz o. IHSAHN num comunicado de imprensa. “Portanto, abordei a composição com a intenção de apresentar o material na sua expressão metal completa, mas também de arranjar as partes orquestrais de forma que funcionassem de forma independente.
De alguma forma, aquilo que fiz foi tentar escrever uma banda sonora dentro das estruturas da produção completa, permitindo-me explorar diferentes e, às vezes, contrastantes variações essencialmente da mesma música. No final, escrevi toda a música como uma partitura curta de piano e arranjei-a para uma formação típica de banda e orquestra, garantindo que tudo se interligasse“, completa o músico norueguês.
No player ali em baixo, já podes ter uma amostra do que esperar com o single «Pilgrimage To Oblivion», que já está disponível e, a espaços, consegue trazer à memória os EMPEROR. A sua contraparte vai ser lançada posteriormente durante o dia. IHSAHN diz que o tema “serve como uma introdução muito imediata aos aspectos musicais e conceptuais do álbum. A letra segue directamente a história e o vídeo é o primeiro de uma sequência que retrata toda a história.“