LACUNA COIL: Fãs queriam ver ‘livestream’, mas viram a banda em silêncio

Ontem, Sábado, dia 27 de Fevereiro, os LACUNA COIL participaram numa iniciativa chamada L’Ultimo Concerto?, que tinha como intuito chamar a atenção para a situação precária das salas de espectáculo italianas, que já estão há um ano sem poder funcionar por causa das restrições impostas pelo governo para travar a propagação da pandemia da Covid-19. Os fãs esperaram ansiosos para assistir a um livestream do grupo italiano, mas o que testemunharam foi algo diferente. Isto porque a iniciativa, que contou com mais de 100 artistas, não funcionou como uma transmissão ao vivo tradicional, com apresentações ao vivo. Cada artista participante subiu a palco num local diferente e, em vez de tocar, ficou em silêncio.

Algum tempo depois do evento, os LACUNA COIL emitiram um comunicado nas suas redes sociais, com o intuito de explicarem o sucedido.Vocês estavam à espera de ver um concerto ao vivo e nós apenas ficámos em silêncio“, lê-se na publicação que pode ser vista na íntegra em baixo. “Isto não foi uma piada de mau gosto. Esta é a situação dos clubes ao vivo na Itália. Locais onde conhecemos muitos de vocês. E é com esse gosto amargo na boca que pedimos o vosso apoio. Para eles, um espectáculo ao vivo sem música não é um espectáculo ao vivo. Uma sala de concertos silenciosa não é uma sala de concertos. Obrigado por fazerem parte disto, pelo apoio, e por estarem presentes num momento que esperamos ser um ponto de mudança. De agora em diante, queremos apenas falar sobre o próximo espectáculo ao vivo“.

É claro que os fãs não entenderam bem a posição da banda e alguns seguidores usaram a caixa de comentários da publicação para questionarem a atitude do grupo. Um urilizador comentou: “Sim, isto é uma forma OK de fazer uma declaração. Mas vocês sabem o que teria sido ainda melhor? Tocarem realmente em streaming e mostrarem que, mesmo nessa situação, há uma maneira de a música resistir e sobreviver. Outra utilizadora, que parecia estar muito aborrecida com a situação, também criticou a atitude de Cristina Scabbia e dos seus companheiros. “Mesmo que só em streaming, muitas pessoas podem pagar para ver um concerto ao vivo e isso podia ter ajudado os locais pelos quais vocês estão a lutar, mas em vez disso, vocês fizeram isto e só magoaram as pessoas que vos seguem, dando-lhes falsas esperanças e expectativas. Portanto, obrigado pela decepção. O meu mês já estava a ser suficientemente mau“.