LACUNA COIL: Scabbia fala das reacções negativas dos fãs à “live silenciosa” [vídeo]

Como noticiado aqui, no último Sábado, 27 de Fevereiro, os LACUNA COIL participaram na iniciativa “L’Ultimo Concerto?”, que contou com a participação de 130 artistas italianos. Apesar de muitos fãs estarem a antever diversos concertos transmitidos em streaming a partir das mais diversas localizações em Itália, o evento acabou por ser foi um pouco diferente: os artistas e bandas participantes subiram, de facto, a palco em diversas salas de concertos espalhadas por todo o país, mas ficaram em silêncio. A intenção era clara; tratava-se de lembrar o público que, por causa da pandemia que continua alastrar pelo mundo, há um ano que essas estruturas não podem funcionar.

Pois bem, é sabido que a COVID-19 tem, obviamente, causado inúmeros problemas a promotores de eventos, salas de espectáculos, bares, músicos, empresários e profissionais da área, mas os fãs não gostaram daquilo a que não assistiram. Na sequência de diversos comentários negativos, entre os quais também havia muitos de aprovação pela bravura, a vocalista Cristina Scabbia gravou um vídeo onde fala sobre a participação da banda na iniciativa e fala da reacção negativa dos fãs.Eu sei que muitos de vocês se ligaram ao site ‘Ultimo Concerto’ à espera de um concerto ao vivo e isso nunca aconteceu. O que vocês viram foi um vídeo em que estamos a entrar no Alcatraz em Milão e ficamos parados em palco, a olhar para um clube vazio.

De seguida, Cristina explica [vídeo disponível em baixo] que em nenhum momento o “L’Ultimo Concerto?” foi anunciado como um livestream normal.O que fizemos foi participar numa greve italiana, e estou aqui a explicar em inglês, porque muitos de vocês provavelmente não conseguiram ler o que estava escrito no site e não conseguiram imaginar que o evento já era muito estranho desde o início. Termos mais de 120 bandas italianas a tocar em diferentes salas ao mesmo tempo já era algo muito pouco comum. Cristina diz ainda entender a revolta de quem gostaria de ter assistido a uma transmissão ao vivo, mesmo que a banda não tenha anunciado isso. Eu entendo totalmente a vossa frustração, entendo totalmente a vossa raiva, mas acreditem em mim, todos nós nos Lacuna Coil queríamos estar naquele palco para fazer um concerto a sério para vocês.

Apesar do comentários menos positivos, a vocalista da banda italiana diz que quer agradecer a todos, “porque até as mensagens de raiva, e mesmo tendo de lidar com a decepção, vocês ajudaram-nos a gritar ainda mais alto,” diz ela. “Alguns de vocês escreveram que é inútil ‘atacar’ ou ‘usar os fãs’, que é algo que nunca fizemos intencionalmente. Bem, pensem no facto de a banda ser seguida por muitos jornalistas também, os vossos comentários raivosos estão a ajudar ainda mais a cena musical, porque as pessoas vão ler sobre isto e vão perceber que a música sem salas de concertos está a perder uma grande parte. Estou aqui para vos agradecer e dizer que estamos muito magoados com alguns dos comentários, mas sabemos que valerá a pena.