Leak acidental força Greg Puciato a lançar álbum antes da data de edição

Greg Puciato, dos THE DILLINGER ESCAPEPLAN, viu-se forçado a lançar o seu primeiro álbum solo, «Child Soldier: Creator of God», três semanas antes do planeado depois de um jornalista ter colocado o disco na internet. O músico norte-americano optou então por disponibilizar o álbum completo, que só deveria ter lançado a 23 de Outubro, via Bandcamp. Podes ouvir o disco no player em baixo. Recorde-se que os primeiros “leaks” online atormentaram a indústria musical durante o avento da era MP3, e agora a maioria das cópias promocionais, que são habitualmente enviadas aos jornalistas em avanço à data de edição, contêm uma marca d’água para que possam ser rastreados até à origem de qualquer potencial descuido.

Não posso acreditar que isto é algo que alguém achou que seria fixe fazer a um artista independente em 2020, mas algum ‘crítico’ idiota (nós sabemos quem foi) leakou o meu disco, explica Greg Puciato num comunicado. “Eu, mais jovem, teria colocado aqui o seu nome para toda a gente ver… Mas vamos usar isto como uma oportunidade para destacar a importância de ser adaptável, flexível e capaz de acompanhar os golpes. Merdas destas acontecem e nós temos de ser capazes de nos mover rapidamente para nos adaptarmos. […] Recapitulando: que se foda a pirataria, que se foda o tipo que leakou o meu disco”.

Em «Child Soldier: Creator Of God», o músico norte-americano decidiu levar ao extremo o conceito de “álbum a solo”, sendo que Puciato tocou “todos os instrumentos, à excepção da bateria, a cargo de Chris Pennie, que também fez alguma da programação” para o disco. Chris integrou os THE DILLINGER ESCAPE PLAN entre 1997 e 2007, enquanto Puciato esteve no grupo de 2001 até ao final. O vocalista afirma ainda “ter começado, em Maio de 2019, a escrever aquele que pensava ser o novo disco dos Black Queen, mas nada surgiu”. Puciato sentiu então necessidade “de encontrar uma casa” para o trabalho produzido, surgindo assim este primeiro lançamento a solo.