LODO NA LOUD! I

Primo:

Bom dia, jovens acólitos (e acólitas) das verdadeiras (e únicas) trevas de Satã. Cabeças de porco no espeto dos palcos. Seitã. Donner Kebab. Bom dia, boas noites. Vimo-nos por este meio (extremo) comunicar convosco do único modo que pelos Céus nos foi concedido para com tão insignes, soantes pessoas (i.e., Vós), conversar. De Ti para Mim, de Mim para Ti – enfim: pessoas humanas.

Cabeças de porco no espeto dos palcos. Seitã. Donner Kebab&Satanás.

Hoje – perto da época pascoal – aproximar-nos-emos de um filme que ultimamente tem amenizado as humanas pessoas ou análogas entidades mamíferas que se preocupam com aquilo que de mais importante e transcendente há no universo, da Brandoa até o resto do Mundo: o Black Metal de turismo de abetos e neve, que para alguns é o primeiro, enfim, coisas da vida: Mistérios da vasta árvore da vida do Senhor Nosso, Cristo Pai. Os últimos terão sido os primeiros e bem-aventurados os pobres (de espírito). E porque a vida é bela, mas também a morte o pode ser, avancemos. «Lords Of Chaos», fita do primeiro baterista de Bathory, Jonas Åkerlund, “based on truth and lies“. Esta frase subtítulo deixa desde já clara uma ideia: nenhuma obra de ficção pode dar-nos a verdade (seja lá isto o que for para cada um de nós) – e qualquer filme ou documentário é, em maior ou menor medida, ficção. É interessante que todo o filme joga com a falsidade do autodenominado true (ou trVe… LOL), movimento que nos autoimpôs poses interiorizadas ao ponto de que os momentos expressamente maus do filme, sobretudo nas interpretações dos actores que encarnam Dead, Euronymous e o hoje em dia agronómico Kristian Vikernes necroTV-Rural, são parte essencial da representação desse movimento. Porque seria ingénuo ou infantil (adolescente) acreditar em alguma sinceridade ou consistência na verdadeira história da entrada do Dead nos Mayhem e os burlescos, fúnebres, pirómanos acontecimentos que marcaram o efémero percurso do Círculo Interior (sorry! Auf anglisch: Inner Circle!).

É a principal ideia por trás deste filme, parece-nos: a inconsistência e toda a pose – enquanto falsidade – jovial do Inner Circle, isto é, do autodenominado True Norwegian Black Metal (digam lá se não é verdade que fica melhor com maiúsculas, que assenta melhor e é mais sexy… em inglês e maiúsculas).

*(Vi Lords of Chaos há coisa de um mês e tal, no YouTube, com hilariantes legendas de português do Brasil automático – recomenda-se essa versão, mesmo. Achamos que este trailer não faz justiça à trVe maldade do filme).

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Secondo:

Não é um grande filme, provavelmente nem sequer possa ser considerado um bom filme. É série B, subgénero drama teenager com barbaridades e atrasinhos dementais em série.

Na verdade, se cinematograficamente nada de novo temos em «Lols Of Chaos», também não é esse o interesse que achamos que achar-se poderá neste filme baseado “na verdade e em mentiras”. Esta citação, retirada da abertura da obra, dá o tom irónico: um chapadão de luvas irónicas múltiplas que – pelos vistos – terá ofendido mais algum vivo campestre do que os próprios mortos (que, para alguns de nós, estão bem mortos e na companhia do Senhor: apenas demoraram mais dias do que o estritamente necessário e é uma pena essa falta de sentido da pontualidade por parte de alguns assassinados e suicidados deste mundo de pagonismos…)

Enfim… Estes new-born-Anti-Kristians iam devastando uma interessantíssima cena musical que apresentava a diversidade e musicalidade e qualidade poética dos Root, Master’s Hammer, Samael, Necromantia… e conseguiram que a cena se tornasse, agora sim, uma cena ideal para a pose e o fingimento. Marketing evil. Por sorte, Thor protegeu os seus filhotes (t-shirts de Thor fabricadas em Marrocos ou Honduras: True Northern Darkness. Oh yeah, baby).

Filme quase todo em inglês: não menor é esta estratégia irónica: por um lado, é necessário para empacotar a pompa e a mitificação do Inner Circle e do True Norwegian Black Metal no formato cinematográfico do filme série B, de consumo rápido e único, tal como os próprios filmes a que se reduz a cultura extra-metaleira das personagens Euronymous, Dead, Varg e companhia: Evil Deads (1, 2, 3…) e Die Hards idem (nunca veremos ninguém, aqui, abrir um livro, muito menos ler o que quer que seja, excepto para o rasgar e queimar (como fazem a uma Bíblia): gesto de cultura profunda e superior inteligência, naturlich. O signo da Besta, em vernáculo lusitanian). Por outro lado, a ironizável contradição dos nacionalismos (não britânicos,  não estado-unidenses, nem sequer neozelandeses) que, a começar pelo próprio Quorthon/Bathory, começaram a introduzir em finais dos 80 e inícios dos 90 ficções míticas contraditórias – e um tanto ou quanto pimbistas, no nosso desentender – como foram e são as combinações de deuses pagãos com bandeiras de países que incluem símbolos cristãos (Suécia, Noruega e, já agora, Portugal: preferimos não referir bandas que assim fizeram, em nome da paz e do amor). Todos víquingues, lusitanos e druidas… em inglês contemporâneo. Tal como a maior parte das letras da maior parte dos álbuns: claramente, as de uma das duas bandas caricaturizadas no filme: os Mayhem e os Burzum. Enfim: nestes dois casos há curiosas oscilações. A Nação acima de tudo, mas o turismo fala inglês.

Enfim: Pacatização: redução do “mito” a filme de série B., processo de caricaturização em que as Springfields provincianas dos Estados Unidos se transformam em Bergen e as teenagers Cindy Lauper ou Madonna são substituídas pelos Mayhem. O drama íntimo de crianças encerradas… em corpos de Mulher.

Quem é falso, afinal? Nós vemos o filme como um maiúsculo chapadão na (falsa) sinceridade e inteligência (menor) do «Inner Circle» e as suas pretensões de verdadeirismo.  Na verdade, ninguém inventou nada: pelo menos estes (alguns mortos, outros ainda vivos – por enquanto, claro está). As referências, ao longo de todo o filme, a bandas maiores do METAL (sem quaisquer adjectivos), como Motorhead, Dio, Accept, Scorpions, Megadance ou Mortífera) no ambiente que dá à luz estes enfants terribles, são a nossa perspectiva. Todos viemos dos Priest, dos Maiden, dos Venom…  Alguns de nós, ainda nos lembramos dos trVe comentários aquando da passagem por Cascais dos Priest do Painkiller: «São posers, são comerciais». Exacto. Péssimo disco, o Painkiller. Nada como um Aske para sentir o verdadeiro poder das trevas.

Paródia dupla: por um lado, do bom mau cinema de série Z; por outro lado, da estupidez adolescente mascarada de solenidade com palavras, aqui praticamente esvaziadas de profundidade, como o próprio conceito de evil. Umas jovens bestas ignorantes. Filme do subgénero chapadão, que deixa algumas (bastantes) faces por esbofetear. Mas como bom mau filme série B, imaginamos um «Lols Of Chaos» 1, 2, 3… Por sinal, a ironia do título da série de filmes que lançaram o hollywoodesco actor Bruce Willis da TV para o grande ecrã – Die Hard – não deixa de ser múltipla: terá sido duro, morrer, para aqueles rapazes nortenhos de selfies em naturezas-mortas estilo Carcass ou Cannibal Corpse. Por outro lado… o título da canção clássica, «Die Hard», dos – esses, sim – verdadeiros criadores do black metal original: os VENOM.

Venham aí mais cinco «Lols Of Chaos». Ou seis, seis, seis. Blah, blah, blah. Etc.

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Post Scriptum:

«Diamantino». Que filme impressionante. Uma mistura – talvez perfeita, se é que existe a perfeição – entre o David Lynch mais onírico, o Fellini de «Roma» e… o grande, inimitável Bruno Aleixo. Este é um outro género do filme estilo chapadão múltiplo. Se «Lols Of Chaos» é o chapadão múltiplo série B, este é o chapadão múltiplo de cinematografia gurmê. Digo, gourmet. Como disse o poeta carnívoro em 85: Bon appetit!