MANGUALDE HARDMETAL FEST:
Horários e informação

Aproxima-se mais uma edição do MANGUALDE HARDMETAL FEST. Aquele que é o mais antigo festival de metal nacional, chega à sua vigésima sexta edição já este fim-de-semana, com onze ofertas em apenas um só dia, como já é habitual neste evento. Há nomes portugueses como GODARK, que dão início às hostilidades cedo na tarde, KARBONSOUL e INFRAKTOR, estes a encerrarem o cartaz, além dos clássicos SACRED SIN, que sobem ao palco com o regressado Tó Pica na guitarra. Os DARK EMBRACE serão a única presença do outro lado da fronteira, num certame em que, este ano, os britânicos dominam claramente. Com dois discos na bagagem, a banda galega inscreve-se no doom gótico, devendo basear a sua actuação, certamente, no trabalho de 2017, «The Call Of The Wolves».

Os BLOOD chegam da Alemanha e trazem uma história que já remonta aos anos 80. Com um death/grind extremo, são claramente um daqueles casos de um grupo com menor relevo mas que, no palco de Mangualde, se poderá revelar uma boa surpresa e proporcionar um bom entretenimento. No que ao black metal diz respeito, vão estar presentes os noruegueses ANCIENT, num regresso a Portugal que claramente vai atrair muitos fãs do estilo. Regressados às gravações em 2016, deverão trazer na bateria Nicholas Barker, conhecido pela sua passagem em inúmeros grupos, logo à cabeça os CRADLE OF FILTH e BRUJERIA. Nos quarenta anos da NWOBHM, o festival recebe duas bandas desse movimento, BLITZKRIEG e PRAYING MANTIS. A aposta do evento nesse tipo de grupos é conhecida de edições passadas, com a presença de STEVE GRIMMET e dos TYGERS OF PAN TANG. Porém, desta vez a escolha em bandas do movimento será dupla. Certamente que vamos poder escutar os BLITZKRIEG a executarem a faixa homónima, tornada conhecida pelos METALLICA. O Reino Unido aparece ainda representado com mais dois nomes, os doomsters IRON VOID, potencial revelação do festival, e os thrashers XENTRIX, cabeças-de-cartaz e de regresso aos palcos com «Bury The Pain», primeiro álbum de originais em mais de uma década.

Sempre a inovar, foi lançado um livro A5 com 72 páginas totalmente a cores sobre a história do HARDMETALFEST, numa edição limitada a 100 cópias, só para coleccionadores e verdadeiros fãs, que estará disponível no evento. Quem já lá esteve sabe bem que há sempre muito mais que a música, sendo dos eventos em que o companheirismo está mais presente, durando até às últimas réstias da fogueira que aquece os festivaleiros nas noites frias de Janeiro.

HORÁRIOS:
15:15 — Godark
16:10 — Karbonsoul
17:05 — Dark Embrace
18:00 — Iron Void
19:00 — Sacred Sin
20:00 — Blitzkrieg
21:10 — Blood
22:20 — Praying Mantis
23:40 — Ancient
01:00 — Xentrix
02:20 — Infraktor