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AQUELA VERSÃO: «Sweet Dreams (Are Made Of This)», MARILYN MANSON vs. EURYTHMICS

No original, ANNIE LENNOX e DAVE STEWART musicaram o problema existencial da condição humana. MARILYN MANSON preferiu apelar ao lado negro no interior de cada um.

Para a Rolling Stone, «Sweet Dreams (Are Made Of This)», dos EURYTHMICS, é uma das melhores 500 canções de sempre. Para MARILYN MANSON, foi uma boa banda-sonora uma trip de ácido. E nada melhor que analisar estas duas perspectivas para falar daquele que é o melhor tema dos britânicos e, indiscutivelmente, um dos singlesmais importantes na carreira do controverso shock rocker.

Basta ver o vídeo promocional do duo britânico para perceber todo o positivismo de Annie Lennox. A forma como canta, enquanto se veem imagens de tecnologia, aponta para a crença num futuro mais ou menos brilhante. Nas entrelinhas, há aqui uma crítica velada a uma sociedade capitalista, em que uns “usam” e outros querem ser “usados”, ou “abusados”. Mensagem positiva, com ligeira crítica, mas que facilmente obteria uma aprovação do conservador mais empedernido. Um mundo rosa, como só os anos 80 poderiam pintar.

MARILYN MANSON, que na sua autobiografia revelou ter efectivamente reinterpretado o tema durante uma trip de ácido, canta-a de novo, mas nos seus lábios há uma sexualidade que a androgenia de Annie Lennox nunca conseguiria expor. O norte-americano baixa consideravelmente o ritmo do tema e, claro, apresenta-se num vídeo-clip distorcido, com a estética marginal que caracterizou todos os seus primeiros passos.

Transfigura-se de noiva, que faz headbanging enquanto instrumentos são destruídos. Pequenas explosões sonoras tornam o tema ainda mais histriónico. Quadros vão-se seguindo, quase sempre numa casa abandonada e semi-destruída. A esperança de Lennox transmuta-se em puro desespero na versão de Manson. E, a um dado momento, nem sabemos já se ele é vítima ou abusador. A cantora britânica fala do problema existencial, da condição humana. Manson apela ao lado negro no interior de cada um.

O positivismo de “hold your head up, keep your head up, movin’ on” é praticamente excluído, com a linha “some of them want to use you” a saltar para primeiro plano. Dave Stewart admitiu gostar da versão, ao mesmo tempo que achou o vídeo-clip do mais assustador que tinha visto. De facto, em 2013 ficou numa lista da Billboard dos quinze vídeos mais assustadores de todos os tempos, conseguindo o terceiro lugar, atrás de «Thriller» e de «Come To Daddy», de APHEX TWIN.

Os registos apontam para mais de uma centena e meia de versões feitas de «Sweet Dreams (Are Made Of This)». No entanto, apenas Manson conseguiu marcar a diferença e rivalizar em popularidade com o original. Se para os EURYTHMICS este foi o seu maior êxito, para MARILYN MANSON foi só o primeiro, preparando terreno para a edição de «Antichrist Superstar», em 1996.  As outras versões simplesmente não conseguiram fazer história. Manson sugou o espaço todo, como um buraco negro.