METALLICA: A vida do malogrado CLIFF BURTON vai ser celebrada num evento virtual

A família de Cliff Burton, o malogrado baixista dos METALLICA, anunciou uma celebração virtual da vida do artista nesta quarta-feira, 10 de Fevereiro — o dia em que o músico celebraria o seu 59.º aniversário. A transmissão ao vivo, que será levada a cabo aqui, vai contar com a participação de vários colegas e amigos de Cliff, incluindo alguns dos seus ex-companheiros de banda, como são o caso de Fred Cotton e James McDaniel, dos SPARTIK CHILDREN. Este evento, que será transmitido via Twitch às 19:00 PST, vai ser apresentado por Nicholas Gomez, contando ainda com. participações especiais do guitarrista John Marshall, do baixista, autor e fotógrafo Harald Oimoen e de Sean Killian, dos VIO-LENCE, entre muitos outros.

Cliff Burton juntou-se aos METALLICA em 1983, depois de James Hetfield e Lars Ulrich o terem visto a tocar com a sua banda, os TRAUMA, no lendário Whiskey A Go Go, em Los Angeles. Hetfield e Ulrich ficaram tão impressionados com as habilidades do baixista, que se mudaram de Los Angeles para a Bay Area de São Francisco para que ele se juntasse ao seu grupo. Burton morreu tragicamente apenas três anos depois, num acidente rodoviário enquanto a banda estava em digressão na Europa. O talentoso instrumentista e mestre das quatro cordas tinha apenas 24 anos.

O trabalho inimitável de Burton pode ser ouvido nos três primeiros álbuns dos METALLICA: «Kill ‘Em All» (de 1983), «Ride The Lightning» (de 1984) e «Master Of Puppets» (de 1986). Excelente compositor, o baixista co-escreveu seis dos oito temas contidos no alinhamento de «Ride The Lightning» e, no muito aplaudido «Master Of Puppets», os seus créditos incluem o tema-título e a instrumental «Orion». Após sua morte, Burton foi substituído por Jason Newsted, que permaneceu na banda até 2001. O actual baixista dos METALLICA, Robert Trujillo juntou-se ao grupo em 2003.