MISSA ORTODOXA: Tröjan – «Chasing The Storm» (1985)

TRÖJAN
«Chasing the Storm»
[Roadrunner Records, 1985]
Se é verdade que a New Wave of British Heavy Metal teve muita banda que pouco mais era que rock mais ou menos hard, muitas outras eram de facto pesadas e rápidas, algumas até bastante, como os Jaguar e os Savage (ver nota abaixo). Já na recta final deste fenómeno musical, os Tröjan, banda inglesa que andava a lançar demos desde 1982, põem cá fora o seu único álbum (tendo a banda acabado logo a seguir) e é uma bomba de speed metal!

Tröjan lava mais branco.

Com uma capa de muito boa qualidade artística e extremamente metal (o diabo, um céu vermelho, morcegos, uma forca), a música dos Tröjan é viciante como a heroína (é caso para dizer que é um cavalo de Tróia… epá, que boa piada!), rápida, poderosa e energética. Há riffs que transpiram inspiração (e inspiram transpiração) e que têm o espírito daquela época impresso na sua carga eléctrica. A entrega musical dos quatro músicos é estrondosa, tendo aliás um único guitarrista que fazia um trabalho brilhante. A produção do álbum é um pouco suja, deixando algo a desejar, mas a força dos temas brilha. Por alguma razão «Icehouse» costuma ser referido acima das outras composições, mas para mim nem é das melhores músicas do álbum, embora todas sejam muito boas. Desde o melódico «Help Me» ao contundente «Aggressor», passando pelo explosivo «Hypnotized» (que parece dos primórdios de Raven), creio no entanto que a jóia da coroa, para mim, é «Only the Strong»… um daqueles momentos incontornáveis da história metálica. Um grande álbum que aqui vos recomendo! (como de costume)

A produção desta foto também não é a melhor, mas o estilo compensa!

Diversos membros dos Tröjan reencontrar-se-iam no final da década mágica nos Taliön, também com trema no O, que também lançaram apenas um álbum que também tinha uma capa espectacular, e que também aqui poderá vir parar um dia. Aliás, o primeiro tema da primeira demo de Tröjan veio a tornar-se no último tema do álbum de Taliön. E que tema!

A bonita capa da demo de estreia dos Tröjan.

Após a edição em vinil em 1985 (que na realidade foram duas porque também foi editado no Japão), só em 2007 a Metal Mind Productions concretizou o CD, em digipak, e em 2000 exemplares numerados. Talvez já fosse sendo altura de alguém o ressuscitar… mas por enquanto aqui fica a recomendação para que ouçam mais esta pérola esquecida.

À caça de uma tempestade musical.

Nota: Venom é um caso à parte e sozinhos deram origem a todo o metal extremo – black, thrash e death; nos diversos álbuns de compilação de bandas da NWOBHM sobressaíam sempre como um cacto num cesto de maçãs!