MOONSPELL: Concerto secreto pode ter sido “um momento histórico” no percurso da banda

Na passada sexta-feira, dia 2 de Maio, os MOONSPELL deram um concerto muito especial, com a banda de Fernando Ribeiro a apresentar, na íntegra, o novo álbum «Hermitage» a 90 metros de profundidade, nas Grutas de Mira D’Aire, frente a uma plateia de apenas 60 fãs. Nos dias que antecederam a actuação, a banda descreveu esta aventura como um verdadeiro concerto underground. “Desta vez, levamos a nossa música literalmente para baixo da terra e vamos brindar-nos e aos 60 fãs que conseguiram um bilhete com um concerto irrepetível, algo que nunca vamos esquecer“, acrescentou na altura o vocalista. Agora, na ressaca da actuação, o grupo actualizou as suas redes socais com uma breve mensagem em forma de rescaldo, que pode ser vista em baixo e onde pode ler-se: Volta e meia conseguimos fazer mais uma marca na lista de momentos históricos na vida da nossa banda. Ainda estamos a processar o que se passou, mas talvez o #ermida #secretshow se torne num desses momentos. Quem sabe? Além disso, foi um momento realmente “secreto”: sem imprensa, sem redes sociais, nada além de nós e das pessoas certas: nossos fãs! O Ermida foi gravado em áudio + visual e com certeza vai ser disponibilizado, fiquem atentos!“. Recorde-se que, numa publicação anterior, Ribeiro já tinha avançado a ideia de que o espectáculo seria captado para a posteridade, garantindo que o resultado será mostrado mais tarde ao público que não conseguiu bilhete.

No passado dia 4 de Maio, os MOONSPELL anunciaram a reedição oficial em vinil dos álbuns «Extinct» e «1755», de 2015 e 2017, respectivamente. Os dois títulos serão relançados no próximo dia 2 de Julho de 2021 pela Napalm Records, mas ambos em edições limitadas de apenas 100 cópias disponíveis em todo o mundo via Napalm Records e 200 cópias através da Alma Mater. “Aquilo de que mais me orgulho em relação a todos os discos dos Moonspell é que ninguém se esquece deles”, diz Fernando Ribeiro em relação a estas novas edições. “O «Extinct» e o «1755» podem estar esgotados em LP há alguns anos, mas vão estar de volta ao mercado por demanda popular, prontos a ser redescobertos e adicionados a qualquer colecção de fã dos Moonspell. Temos mais novidades para anunciar em breve, fiquem atentos e sob o feitiço!“. As pré-encomendas destes títulos já estão disponíveis aqui ou através da webstore da banda.

Recentemente, os músicos comunicaram também um muito aguardado regresso aos palcos, para concertos em Castelo Branco (21 de Maio), Costa da Caparica (12 de Agosto) e Porto (30 de Setembro). Já em 2002, a banda nacional vai andar em digressão pelo Reino Unido ao lado dos PARADISE LOST«Hermitage», o 13.º disco de originais dos MOONSPELL, entrou diretamente para o 1.º lugar da tabela de vendas da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) levando a música extrema e o heavy metal a um lugar de destaque no panorama musical português. Na semana de lançamento, o álbum ascendeu ainda a várias tabelas de vendas internacionais em lugares cimeiros, conforme comprova o 10.º lugar na tabela oficial de vendas físicas na Finlândia, o 17.º lugar no top polaco, e o 19.º lugar no top alemão, apresentando alguns dos melhores resultados para a banda nacional a nível de entrada para tabelas de vendas de sempre.