Músicos de rock/metal reagem à tomada de posse de Joe Biden, nos Estados Unidos [em actualização]

Foram quatro longos anos, porra, escreve a vocalista dos AGAINST ME!, Laura Jane Grace, no Twitter, resumindo perfeitamente a reacção generalizada do mundo do rock hoje, quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021, quando Donald Trump deixou a Casa Branca e Joe Biden foi oficialmente empossado como 46º presidente dos Estados Unidos. Joe e a vice-presidente Kamala Harris fizeram o juramento, com o novo presidente a anunciar no seu discurso inaugural que vai consertar as alianças e envolver o país mais uma vez no mundo, não para enfrentar os desafios de ontem, mas os desafios de hoje e de amanhã. Como poderás ver a seguir, não são apenas os músicos com mentalidade mais política, como é o caso de Laura, que têm reagido e acolhido Joe Biden e os seus ideais (além de darem um adeus virtual a Trump). Como podes conferir em baixo, há muita gente no rock e no metal que têm algo a dizer…

Já conhecida, não alinhada, é também a posição de Jon Schaffer, guitarrista e elementos fundador da banda de power metal ICED EARTH. O músico foi fotografado entre os manifestantes que violaram o Capitólio dos Estados Unidos no passado dia 6 de Janeiro, enquanto os legisladores contavam os votos do Colégio Eleitoral que certificavam a vitória do presidente eleito Joe Biden. A foto, tirada por Roberto Schmidt, da AFP, pode ser encontrada no site da Getty Images. A mesma fotografia de Schaffer foi também usada como foto principal para dois artigos de notícias de grande destaque, na NBC News e no The Daily Beast. Procurado pelo FBI, Schaffer, que mora em Columbus, Indiana, entregou-se às autoridades por volta das 15:00 no último Domingo, 17 de Janeiro.

Donald Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos, tem afirmado repetidamente que a eleição foi roubada, mas não teve sucesso nos seus esforços legais para convencer os juízes norte-americanos de todo o país a anular milhões de votos em seis estados-chave e a declará-lo vencedor das eleições presidenciais de 2020. Nenhuma prova foi fornecida para qualquer uma das suas alegações, e dezenas de tribunais federais, com juízes democratas e republicanos, rejeitaram acções judiciais que se referiam a essas reivindicações. A disputa presidencial terminou com a vitória de Joe Biden com 306 votos eleitorais. Biden recebeu 81 milhões de votos em todos os Estados Unidos — em comparação com 74 milhões de votos para Trump.

href=”https://twitter.com/PearlJam/status/1351936526880546817?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 20, 2021