NIGHTWISH: Anunciam nova formação, oficializam novo baixista

Os NIGHTWISH anunciaram a adição do baixista Jukka Koskinen, dos WINTERSUN, como membro oficial da banda. Koskinen, que fez a sua estreia ao vivo com a banda finlandesa nas duas experiências interactivas que levaram a cabo em em Maio de 2021, passou o último ano em digressão como músico de sessão. Ontem, Domingo, 21 de Agosto, os NIGHTWISH divulgaram a seguinte declaração através das suas contas oficiais nas redes: “Temos o prazer de anunciar que o nosso querido amigo Jukka Koskinen é agora um membro oficial da banda. Estamos-lhe incrivelmente gratos por nos ter acompanhado durante as últimas digressões e pareceu-nos natural convidá-lo para se juntar oficialmente ao grupo“. Jukka Koskinen juntou-se ao projecto liderado por Tuomas Holopainen como substituto de Marco Hietala, que anunciou a sua saída em Janeiro de 2021, explicando num comunicado que não se sentia validado por esta vida há já alguns anos.

Queridas pessoas, vou deixar os Nightwish e a minha vida pública“, disse Hietala no início do ano passado. “Há alguns anos que não me consigo sentir validado por esta vida. Temos grandes empresas de streaming que exigem trabalho de de artistas inspiradores das 9 às 5, enquanto partilham os lucros de maneira injusta. Até entre os artistas isto é uma realidade. […] Durante o ano passado foi obrigado a ficar em casa e a pensar. E fiquei muito desiludido com essas e muitas outras coisas. Descobri que preciso mesmo dessa validação. Para escrever, para cantar e para tocar, preciso de encontrar novos motivos e inspirações. Além disso, sou um depressivo crónico. Se continuar, vai ser perigoso para mim e para as pessoas que estão ao meu redor. Há um tempo os meus pensamentos estavam sombrios. Não se preocupem, estou bem. Tenho os meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.

Recorde-se que o mais recente álbum dos NIGHTWISH, o épico «Human.: II: Nature.», foi editado no dia 10 de Abril de 2020 e entrou de rompante pelo top 10 de vendas em mais de uma dúzia de países, incluindo Finlândia, Alemanha, Canadá, Áustria, Húngria, Suíça e Portugal, onde trepou a uma salutar terceira posição. O álbum registou as seguintes posições na primeira semana de vendas: Finlândia # 1, Alemanha # 1, Canadá # 2, Áustria # 2, Suíça # 2, Húngria # 2, Polónia # 3, Portugal # 3, Austrália # 4, Noruega # 4, República Checa # 4, Holanda # 4, Japão # 8, Escócia # 9, Bélgica # 11, Suécia # 11, Eslováquia # 12, Itália # 45, UK # 53, França # 53 e EUA # 110.