NIGHTWISH: Floor Jansen confirma disco a solo, e diz que “não será metal”

Mundialmente famosa pelo seu desempenho com os NIGHTWISH, banda da qual já faz parte há mais de uma década, a cantora holandesa Floor Jansen já passou por diversos projectos de heavy metal, tenha sido de forma mais permanente, como no caso dos AFTER FOREVER e REVAMP, ou como convidada como em registos dos AYREON ou EVERGREY, entre muitos outros. Numa recente sessão de perguntas e respostas no seu canal oficial no YouTube, Floor confirmou que está envolvida num projecto a solo, em que explorará uma sonoridade totalmente diferente daquela a que nos tem habituado. Esse desejo já tinha, de resto, sido anunciado anteriormente. Agora, surge uma confirmação oficial, com a cantora a explicar que está a trabalhar nas canções “há um ano“. “É muito interessante começar do nada, apesar de já estar envolvida no mundo da música há mais de 20 anos“, elaborou Jansen. “Não será metal, não será rock. Como soará? Como será o meu som? Estou a dar forma ao disco, estou a criar, estou a trabalhar com pessoas diferentes para chegar lá, e já temos algumas músicas prontas para podermos dar o próximo passo, por isso espero poder partilhar com vocês o que tenho estado a fazer em breve.

Recorde-se que, no passado mês de Abril, a vocalista dos NIGHTWISH, foi sumbmetida a uma cirurgia para remover a vesícula biliar. Já totalmente recuperada, Floor juntou-se à banda um mês depois, para duas experiências interactivas, umas das quais atraiu 150.000 espectadores, estabelecendo o recorde para o maior concerto virtual pago da história da Finlândia. A maioria dos telespectadores veio da Europa e da América do Norte, mas a apresentação foi um evento verdadeiramente global, com fãs em 108 países a comprar ingressos para o espectáculo e a bilheteria a ultrapassar um milhão de euros em vendas. Durante duas noites — na sexta-feira, 28 de Maio e no Sábado, 29 de maio –, os NIGHTWISH apresentaram-se numa taverna chamada “The Islanders Arms”, construída num mundo virtual e serviram a os fãs duas apresentações de hora e meia, em que apresentaram as canções do seu mais recente álbum, «Human.: II: Nature.», pela primeira vez.

Os espectáculos, com alinhamentos ligeiramente diferentes, foram idealizados pela banda em parceria com a Fullsteam Agency, Zoan e a Till Dawn They Count, numa empreitada que seis meses para ser preparada. A equipa envolvida nas transmissões era composta por cerca de 30 pessoas de sete países diferentes, tornando possível para os fãs interagirem com outros fãs, bem como experimentarem mundos em 3D construídos com base na visão da banda. Esta é definitivamente uma das coisas mais fixes que fizemos com a banda“, disse Kai Hahto, o baterista dos NIGHTWISH. “Quando os visuais, a tecnologia e a música combinam tão bem, torna-se uma experiência única. Como noticiado anteriormente, o espectáculo de sexta-feira marcou a estreia ao vivo do grupo com o baixista Jukka Koskinen (dos WINTERSUN), que se juntou à banda como substituto temporário de Marco Hietala.