NIGHTWISH: Remarcam digressão europeia de 2021

Os NIGHTWISH foram mais uma vez forçados a reagendar sua próxima digressão pelo Reino Unido e pela Europa. Originalmente, os metaleiros sinfónicos finlandeses deveriam ir para a estrada em Novembro e Dezembro de 2020, mas acabaram por ter de adiar os seus planos para Maio de 2021 devido à pandemia. Infelizmente, com o estado do mundo actualmente, não tiveram outro remédio senão avançar com mais um reagendamento — agora para o final do ano. Podes conferir o itinerário completo em baixo, que infelizmente não inclui qualquer data na Península Ibérica. A primeira parte dos espectáculos será assegurada pelos Amorphis e Turmion Kätilöt.

No início deste mês, o baixista e co-vocalista dos NIGHTWISH, Marko Hietala, anunciou estar a deixar a banda e sua “vida pública”. Numa longa declaração publicdada através das suas redes sociais, o músico justifica a sua decisão com uma combinação de desilusão com a indústria musical e uma depressão crónica, mas ressalva que, embora precise de se afastar por enquanto porque continuar seria perigoso tanto para ele como para as pessoas ao seu redor, não acha que se vai “embora para sempre”. Queridas pessoas, vou deixar os Nightwish e a minha vida pública“, começa por dizer o músico. “Há alguns anos que não me consigo sentir validado por esta vida. Temos grandes empresas de streaming que exigem trabalho de de artistas inspiradores das 9 às 5, enquanto partilham os lucros de maneira injusta. Até entre os artistas isto é uma realidade. […] Durante o ano passado foi obrigado a ficar em casa e a pensar. E fiquei muito desiludido com essas e muitas outras coisas. Descobri que preciso mesmo dessa validação. Para escrever, para cantar e para tocar, preciso de encontrar novos motivos e inspirações.” 

Recorde-se que o mais recente álbum dos NIGHTWISH, o épico «Human.: II: Nature.», foi editado no dia 10 de Abril de 2020 e entrou de rompante pelo top 10 de vendas em mais de uma dúzia de países, incluindo Finlândia, Alemanha, Canadá, Áustria, Húngria, Suíça e Portugal, onde trepou a uma salutar terceira posição. O álbum registou as seguintes posições na primeira semana de vendas: Finlândia # 1, Alemanha # 1, Canadá # 2, Áustria # 2, Suíça # 2, Húngria # 2, Polónia # 3, Portugal # 3, Austrália # 4, Noruega # 4, República Checa # 4, Holanda # 4, Japão # 8, Escócia # 9, Bélgica # 11, Suécia # 11, Eslováquia # 12, Itália # 45, UK # 53, França # 53 e EUA # 110. O sucessor de «Endless Forms Most Beautiful», de 2015, é um disco-duplo, contendo um total de dezassete temas — nove compõem o primeiro tomo, enquanto que o segundo incluirá apenas uma faixa dividida em oito capítulos. Gravado entre Agosto e Outubro de 2019, «Human. :II: Nature.» foi captado em quatro estúdios diferentes, com créditos de produção a cargo de Tero Kinnunen, Mikko Karmila e Troy Donockley. Karmila, Tuomas Holopainen e Tero Kinnunen trataram então da mistura, sendo que a masterização do material foi feita pelo reputado Mika Jussila.