NINE INCH NAILS: Trent Reznor fala do forte impacto que DAVID BOWIE teve na sua vida

Em antecipação à homenagem A Bowie Celebration: Just For One Day!, que decorre no próximo fim-de-semana e vai incluir um stream de concerto que conta com a participação de Trent Reznor, entre muitos outros convidados, o líder dos NINE INCH NAILS prestou uma sentida homenagem a David Bowie — não apenas como uma influência musical, mas como um amigo e um mentor. Em conversa com a Consequence Of Sound sobre o impacto do Thin White Duke naquilo que tem feito ao longo dos anos, Trent recorda que costumava olhar para Bowie no início da sua carreira, enquanto lutava pelo sucesso e se queria manter fiel como artista: Havia esse tipo de influência à distância, ao nível de fã, além da música que se conectava emocionalmente comigo”, explica o músico.

Quando Reznor e Bowie se conheceram, na altura em que os NINE INCH NAILS fizeram “suporte” a DAVID BOWIE durante a Outside Tour, que decorreu de 1995 a 1996, o fã percebeu logo que não precisava de se sentir “apavorado e intimidado” pelo seu herói. “O que realmente me impressionou mais foi que eu estava viciado em drogas e estava sempre a ir ao WC”, admite Trent. “E ele estava do outro lado, porque já tinha passado por isso. Havia momentos de irmão mais velho ou paternal, em que ele me chamava de lado e começava a puxar por mim: ‘Tens de te recompor. Não precisas acabar assim.’ Ele não disse exactamente isto, mas olhem onde estava. Estava feliz. E ainda estava a arriscar-se”.

Trent acrescenta que ainda pensa em Bowie “com muita frequência” e ouve sua música regularmente.Estou muito grato que as nossas vidas se tenham cruzado, e estou grato — quer ele soubesse ou não — pelo quanto me ajudou naqueles momentos sombrios antes de eu decidir recompor-me,” reflecte Trent Reznor. “Ainda consigo ouvir a sua voz. Ele penetrou através das camadas de merda que eu construí em torno de mim. Estou grato por isso.A Bowie Celebration: Just For One Day! será transmitido online no dia 8 de Janeiro. O alinhamento conta com Yungblud, Anna Calvi, Duran Duran, Taylor Momsen, Taylor Hawkins, Adam Lambert, Peter Frampton, Corey Taylor e um supergrupo liderado por Dave Navarro, dos JANE’S ADDICTION, entre muitos outros.