NINHO DE RATTUS #69

Dez anos passaram desde que a Contra Records e a Longshot Music editaram o último álbum dos australianos The Corps. Tempo suficiente para uma reedição de «Know The Code», agora com a ajuda da Rebellion Records. A banda que a par dos Marching Orders meteu a Austrália no mapa do Oi! é uma verdadeira máquina de destruição, uma brutal combinação do Oi! clássico dos Close Shave ou dos Section 5 com o hard rock conterrâneo dos AC/DC ou dos Rose Tattoo. O resultado são nove temas de street rock’n’roll com uma energia inesgotável. Quem não teve a oportunidade de comprar este disco na altura em que saiu, aqui tem uma boa oportunidade antes que desapareça novamente!

Novo álbum para os canadianos The Prowlers. «Prowl Around» é o nome do disco, contendo onze temas de streetpunk competente, com alguns laivos de The Oppressed em algumas das composições. Algumas participações como Charlie dos 8º6 Crew, Joe Evil ou John Barna complementam o ramalhete. A edição ficou a cargo da Insurgence Records, Contra Records, Longshot Music e SHR Records.

Depois de um par de singles e um split com Vis Vires, os americanos Ultra Sect chegam ao seu trabalho de maior relevo, o mini-álbum «Echoes From The Past», com co-edição Contra Records e Turn Up The Oi! Records. Nota-se o calo imposto por membros experientes que passaram por bandas como Suede Razors, Hounds & Harlots ou Subway Thugs, com um som bastante coeso em todos os seis temas. Influências de Oi! norte-americano como The Templars ou Anti-Heroes cruzam-se com os coros fortes e o carisma do Oi! francês, ao qual adicionam leads de guitarra com uma sonoridade mais épica a seguir um pouco a linha de Battle Ruins. Sem dúvida um dos lançamentos em destaque de 2022.

Novo trabalho, também editado pela Contra Records, têm os Denim com o LP de oito temas «No Remorse». Vindos da Austria com toda a pujança, cruzam um Oi! negro com a sujidade do hardcore/punk de bandas como Negative Approach. Uma produção crua e riffs in-your-face a sustentar uma voz realmente zangada e violenta que leva tudo pela frente e se não te apanhar pela frente vai-te bater à porta para te dar com uma barra de ferro nos cornos.

Para fechar aquele que parece um “especial Contra Records” voltamos à Austrália, desta vez para encontrar o EP «Here Comes Trouble!» dos Nö Class, com quatro temas de punk descomprometido e lançado com a ajuda da Mister Face Records. Oi! punk muito bem regado com pints de cerveja e composto com shots de whisky. Imaginem os Peter & The Test Tube Babies a tocar rock’n’roll ou se os Rose Tattoo fossem uma banda punk. Seriam os Nö Class, mas mais alcoólicos.