Sexta-feira, Maio 7, 2021

NÚMERO ACTUAL

Para além de serem uma banda verdadeiramente grande, de dimensão mundial e qualidade sempre em crescendo na sua carreira, os Gojira são também gente que, apesar do seu sucesso, continua a preocupar-se e a dar visibilidade às causas que sempre estiveram na base da sua música. É por isso sempre um grande prazer trazê-los à capa da LOUD! de cada vez que têm um álbum novo, como acontece agora com «Fortitude», já o sétimo longa-duração em vinte anos de existência, e o primeiro desde «Magma», de 2016. Numa extensa conversa que o Jorge Botas teve com o frontman Joe Duplantier, para além de vários pormenores interessantes sobre o novo trabalho, também ficámos a conhecer melhor a história de vida e as motivações do simpático francês, ele que admite ter quatro países onde se sente em casa: a sua França natal, a Lituânia (país da sua esposa), os Estados Unidos (onde reside) e… Portugal, onde boa parte das suas raízes familiares se situam.

Há no entanto muito mais para descobrir na edição de Maio da nossa/vossa revista. A saber:
 
– Mais um Studio Report de um lançamento maior de 2021 – depois dos Helloween, foram agora os At The Gates que nos levantaram o véu de «The Nightmare Of Being», o seu novo e potencialmente surpreendente álbum que irá ser editado em Junho. O sortudo do José Carlos Santos teve oportunidade de ouvir o disco na íntegra e conversar um bocadinho com a banda, e reporta-vos, um bocado em êxtase, tudo aquilo que podem esperar. daqui a um mês e pouco.
 
– Em termos de produção nacional, dificilmente se arranja um par mais lendário do que aquele que vos propomos este mês, e curiosamente, apesar de completamente diferentes, ambos nomes portuenses. De um lado, os pioneiros do heavy metal lusitano, Tarantula, munidos de um novo e muito aguardado álbum, e do outro, os saudosos Gangrena, autores do imortal «Infected Ideologies», com quem fizemos uma retrospectiva de carreira, numa altura de reedições muito especiais.
 
– As propostas internacionais, para além de, como sempre, cobrirem quase todos as diferentes estirpes da música pesada, demonstram bem como actualmente assistimos a uma verdadeira explosão global da mesma, com bandas tanto novas como mais estabelecidas a editarem trabalhos notáveis um pouco por todo o mundo. Desde o Japão (MONO, com um sumptuoso álbum ao vivo) ao Brasil (DEAF KIDS e RAKTA, numa colaboração única), da Islândia (The Vintage Caravan, com mais uma peça de rock “setentista” brilhante) à República Checa (Inferno, armados com um surpreendente novo álbum muito “Deathspelliano”), de Espanha (Altarage, com mais um bloco de escuridão quase impenetrável) à Finlândia (Silver Lake, com o guitarrista dos Amorphis, Esa Holopainen, a estrear-se “a solo”), da Noruega (Vreid, com um álbum novo E um filme!) aos Estados Unidos (Zombi e Yautja, criativos e imprevisíveis como sempre), o metal, o rock e todos os seus derivados são mesmo um fenómeno universal, e é um prazer trazer-vos peças tão importantes de um puzzle gigantesco todos os meses ao vosso conhecimento.
 
– Para além de tudo isto, as rubricas habituais, como o Disco a Disco (foram os While She Sleeps a revisitar a sua discografia), toda a riqueza das histórias do David Soares na sua Marginália e Imaginário, o Tesourinho Pertinente (com o recém-reeditado «Somnambulists» dos There Were Wires em destaque), montanhas de reviews e notícias, e muito mais.

Bem vindo de volta!

Entra na tua conta

Recupera a tua password

Por favor introduz o teu utilizador ou endereço de e-mail para reiniciar a password