O mundo do rock e do metal reage ao veredicto de culpado de Derek Chauvin, o responsável pela morte de George Floyd

O mundo do rock, assim como o mundo inteiro, tem estado a reagir desde ontem às notícias do veredicto de culpado atribuído a Derek Chauvin em três acusações relacionadas com o assassinato de George Floyd. Depois de horas de deliberações por parte do júri, o ex-polícia de 45 anos foi considerado culpado por assassínio em segundo grau, punível com até 40 anos de prisão; homicídio em terceiro grau, com pena máxima de 25 anos, e homicídio em segundo grau, com pena de prisão de até 10 anos. Como não tem antecedentes criminais, só cumprirá um máximo de 12 anos e meio de prisão por cada uma das duas primeiras acusações e a quatro anos de prisão pela terceira.

Derek Chauvin, o ex-polícia que pressionou o pescoço de George Floyd com um joelho durante nove minutos, a 25 de Maio de 2020, durante uma detenção por tentativa de compra de cigarros com uma nota de 20 dólares falsa, foi despedido no dia seguinte e levado a tribunal por três acusações de homicídio: uma por matar George Floyd sem intenção, mas como consequência de lhe provocar danos corporais graves; outra por matar Floyd, também sem intenção, mas como consequência de o expor a uma situação de perigo iminente; e uma terceira por agir de forma negligente e causar a morte de Floyd.

Todd La Torre (dos QUEENSRŸCHE), Vernon Reid (dos LIVING COLOUR), Mark Morton (dos LAMB OF GOD), Robb Flynn (dos MACHINE HEAD), Zach Myers (dos SHINEDOWN), Piggy D. (da banda de ROB ZOMBIE) e Ice-T (dos BODY COUNT) estão entre os músicos que reagiram nas redes sociais à notícia. Podes conferir essas e outras reacções em baixo.